Estrella Galicia inicia nova campanha para ampliar reconhecimento no Brasil

Foto: Divulgação

Marca espanhola Estrella Galicia inicia nova campanha publicitária destacando características da marca e buscando ampliar reconhecimento no Brasil

Estrella Galicia, cerveja espanhola de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, está lançando sua nova campanha para o Brasil. Intitulada “Que Cerveja!”, a marca busca destacar a qualidade do líquido da cerveja, conectando as reações das pessoas ao degustarem o produto.

Composta por 5 filmes e conteúdos nas mídias digitais, a campanha foi idealizada pela Agência Fillet, que já trabalhou com empresas como o Starbucks, Bic e Jack Daniels.

Abocanhar uma fatia relevante da categoria premium do mercado de cervejas do Brasil é um desafio que irá requerer da Estrella Galícia investimentos em diferentes frentes, e uma delas é a ampliação de reconhecimento da marca junto a uma reputação condizente com o segmento que deseja ocupar, tarefa esta em parte a cargo de sua publicidade.

Presente no Brasil desde 2008, através de produção terceirizada a marca espanhola possui uma cervejaria de R$ 2 bilhões em construção no estado de São Paulo, a primeira fora da Espanha e a grande aposta da Hijos de Rivera para um salto da marca fora da Europa.


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No parte da cadeia de suprimentos a Estrella Galicia já conta com distribuição de engarrafadoras do Sistema Coca Cola para possibilitar a capilarização em diferentes dos milhares pontos de venda do país. Esse acordo permite as engarrafadoras ampliar a composição de seu portfólio de cervejas.

Campanha da Estrella Galicia quer conversar com diferentes regiões do Brasil

Ampliar o reconhecimento da marca Estrella Galicia como uma cerveja premium no mercado brasileiro está entre um dos principais metas da nova campanha

“Vivemos em um momento de crescimento do awareness da marca no Brasil, por isso precisamos criar ações que apresentem nosso produto de forma única e diferente. Foi um longo caminho até chegar nesta campanha, que traz a vida não só a qualidade do nosso liquido, como também nosso espírito autêntico e independente”, explica Luiza Cajado, gerente de marketing da Estrella Galicia para o Brasil.

A campanha também vai ter adaptações regionais brincando com as expressões de cada região, como por exemplo diriam os porto-alegrenses, “Bahh, que Cerveja!” ou os mineiros “Nu, que Cerveja!”. Isso vai permitir uma maior conexão da marca com o consumidor brasileiro. As vendas da marca ainda são muito concentradas nos estados do sudeste e parte do trabalho publicitário será expandi-las para outras regiões

“Diferentes das outras campanhas que já realizamos com a Estrella Galicia, nessa vamos ressaltar a qualidade do produto através de conteúdos que nos ajudarão a contar esta história durante o ano inteiro. Além disso, temos quatro importantes pilares para ajudar nesta construção: gastronomia, cultura cervejeira, motor (esportes) e músicas (cultura de maneira geral)”, explica Jota, diretor de planejamento e um dos sócios da Agência Fillet.

As cores das Estrella Galicia, vermelha e preta, já destacadas em grande produções cinematográficas, como na série La Casa de Papel, também serão trabalhadas de maneira mais acentuada nas peças publicitárias. A ideia é criar uma identificação mais rápida com a cerveja, que também é assim reconhecida na Espanha e Europa de modo geral.

“As cores remetem a um conceito muito interessante da marca. A Estrella Galicia é uma cervejaria independente, familiar desde 1906. Esta tradição foi construída através de muita luta, confiança e resistência. É a partir deste movimento que iremos explorar este importante conceito em nossas criações”, destaca Jota.

Desde o final dos anos 2000 a Hijos de Rivera, uma empresa familiar da região de La Coruña na Espanha, iniciou um projeto de internacionalização de suas marcas, onde o Brasil se tornou o principal foco, muito motivado pela aceleração de crescimento de seu mercado de cervejas premium.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.