EUA chegam a novo número recorde de mais de 9.500 cervejarias em 2022

Foto: Catalisi

Estados Unidos alcança número histórico de mais de 9.500 cervejarias em operação e especialistas acreditam que este será o pico deste mercado

A  Brewers Association  (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais norte-americanas pequenas e independentes – relatou que no ano de 2022 um novo número recorde de cervejarias em operação nos Estados Unidos foi alcançado.

A história de crescimento das microcervejarias

Apesar das dificuldades dos últimos anos, mais de 9.500 cervejarias passaram a estar em operação nos Estados Unidos em 2022. O saldo final do ano foram 550 novas inaugurações que enfrentaram 200 fechamentos permanentes, de acordo com um resumo fornecido pela Brewers Association . 

O saldo final foi positivo em 350 cervejarias e trará um novo recorde histórico para o número de cervejarias nos EUA no final de 2022, com um total de 9.597 em operação.

O marco alcançado faz parte de uma saga de crescimento do número cervejarias artesanais nos EUA que se iniciou com poucas dezenas no final dos anos 1970. e representa uma das histórias mais impressionante da retomada de mercado por pequenas empresas do mundo.


Leia mais:

Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


A maior parte dessas cervejarias, em pouco mais de 70%, se encaixam na definição da BA para brewpubs ou taprooms, ou seja pequenas cervejarias que produzem cerveja com foco em vendas diretas para o público local de sua região.

Cervejarias, bares e restaurantes continuaram sua longa e desafiadora recuperação em 2022 nos EUA e, embora o total de vendas diretas tenha voltado às tendências anteriores, o volume vendido de cerveja diretamente da torneira ainda está se recuperando. 

Taprooms e brewpubs pequenos e locais se mostraram ágeis durante dificuldades de suprimento de matéria-prima contínuas, se saindo melhor do que microcervejarias e cervejarias regionais lutando por espaço nas prateleiras em um clima de distribuição cada vez mais competitivo.

Especialistas acreditam que 2022 pode ser o pico de número de cervejarias nos EUA

No entanto, após vários anos difíceis de pandemia e face a um aumento acentuado do preço da energia e de outros custos, as cervejarias artesanais sentem uma pressão crescente nas vendas e na rentabilidade.

“2023 será um reinício para muitos cervejeiros, pois a indústria artesanal em amadurecimento continua a se tornar mais competitiva, enfrentando pressões comerciais internas e externamente o crescimento contínuo de novos concorrentes de bebidas alcoólicas”, afirma a Brewers Association em um novo comunicado . Por isso, a organização prevê que em 2023 “as aberturas de cervejarias serão as mais baixas em mais de uma década”.

Muitos observadores do mercado acreditam até que 2022 pode entrar nas estatísticas como o ano do pico, com um número total de cervejarias que dificilmente será alcançado novamente. Para 2023, espera-se, portanto, que o número de fechamentos de cervejarias supere o número de novas aberturas.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.