Garrett Oliver lança projeto para promover diversidade na indústria cervejeira dos EUA

Famoso mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery anuncia grande projeto para promover diversidade de profissionais na indústria de cervejas

Na última semana, Garret Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery de Nova Iorque anunciou a criação da Michael Jackson Foundation for Brewing and Distilling.

Este fundo, que foi batizado com o nome do escritor britânico sobre cervejas e whiskeys Michael Jackson, tem como objetivo oferecer suporte para pessoas pretas ou de origem indígena que desejem aprimorar conhecimento de produção na indústria da cerveja ou de destilados, sejam eles entrantes ou profissionais já atuantes mercado

Além das bolsas, que serão negociadas diretamente com instituições de ensino credenciadas, os beneficiados também receberão uma mentoria de profissionais experientes na indústria.

“As barreiras para o sucesso nesta indústria nunca foram apenas financeiras. Ninguém precisa seguir essa jornada sozinho” declarou Garrett ao portal October sobre o projeto.


Leia mais:

Petroleum é Nosso – Filme relata a evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil


Como a cervejaria americana Trillium adapta seu taproom para operação online


Michael Jackson, era um jornalista inglês considerado um dos principais escritores de cerveja e inspirou boa parte do início da revolução da cerveja artesanal nos EUA ao publicar sobre a riqueza de diversidade das tradições de produção de cerveja. Jackson foi também um grande escritor sobre o mundo do whiskey. Suas publicações tiveram grande influência sobre os negócios de fabricação e destilação. Ele faleceu em 2007.

“…Michael [Jackson] pessoalmente me patrocinou; Eu não cheguei aqui sozinho. Quando as pessoas questionaram minhas credenciais, Michael pessoalmente descreveu todas elas. Michael não era uma pessoa de cor e era inglês, mas também era ativamente e profundamente anti-racista” declarou Garrett em postagem no Twitter sobre o projeto.

Os prêmios para as bolsas levam o nome de profissionais pretos notáveis da indústria cervejeira e de destilados americana. O prêmio de bolsa de estudos de cerveja recebe o nome do Sir Geoff Palmer, o professor emérito da Universidade Heriot-Watt de Edimburgo, que é um dos principais ativistas de direitos civis e especialista em fabricação de cerveja e a Bolsa de estudos de destilados recebe o nome de Nathan Green mestre destilador original da marca Jack Daniel, nascido na escravidão e ensinou sua técnica de produção de whiskey a Jack Daniels no século XIX.

A Brooklyn Brewery anunciou seu total apoio a Garrett Oliver e à Michael Jackson Foundation, afirmando: “Seus esforços são cruciais para o futuro da nossa indústria, e esperamos tornar nosso suporte parte do compromisso contínuo da Brooklyn Brewery com a diversidade e a inclusão, tanto em nossa empresa, e em nome da indústria “.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.