Graja Beer amplia atuação na periferia de São Paulo

Graja Beer reabre seu pub na periferia de São Paulo com conceito de ligação de cultura local e cervejas artesanais de forma aprofundada

A proposta da cervejaria Graja Beer de busca de inserção da periferia da cidade de São Paulo na dinâmica do mercado de cervejas artesanais presente na cidade acaba de ganhar uma nova etapa com o retorno repaginado de seu pub próprio na zona sul da cidade.

A Graja é um projeto que tem investido em ligar uma temática periférica paulista ao mundo das microcervejarias combinando informação, cultura, arte e o universo da bebida e aproximando a oferta de tudo isto a um público comumente ainda distanciado do consumo de cervejas artesanais.

O espaço da cervejaria, o Graja Beer Pub retoma atividades após ter ficado fechado com o início da quarentena, migrando para um novo espaço próximo ao antigo e ocupa agora um galpão inteiramente reformado com dois andares com uma capacidade média de 180 pessoas, sendo que atualmente conta apenas com 65 lugares devido as medidas de distanciamento social.

“A proposta é sempre mergulhar e agora mais ainda na temática do empreendedorismo social e cultural comunitário. Nosso beba local não é o apenas relacionado a cerveja, é também o beber da cultura, da educação, das histórias dessas pessoas que constituem o território” comenta Leandro Sequelle, sócio fundador da Graja.


Leia mais:

Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados


Startup Brewing quer se tornar referência para ciganos em São Paulo


A combinação de um ambiente que promove diversidade de cervejas de uma marca local com artistas representativos ligados a temas da região continuará sendo explorada pela Graja Beer e terá sua estratégia ampliada no novo bar.

“A Graja já trabalha com educação e articulação com coletivos locais e agora isso volta com ainda mais força ainda” declara Leandro.

Neste primeiro momento a Graja está promovendo no pub uma exposição do artista plástico e muralista Ladis cujo a temática das obras são todas ligadas a cultura e identidade afro e ocorrerão ainda ocupações do grupo itinerante Sarau das Mina e provavelmente também do Stand Up Comedy do grupo OsGuetto. e da marca de roupa Pele Preta.

O bar trabalhará com garrafas, latas e torneiras de cervejas da Graja Beer como a pilsner Rio dos Carajas, a dark lager Pensar Global Agir local e a indian pale lager Tropicália Marginal, além de colaborativas e opções de cervejarias convidadas.

Com início da pandemia o antigo local da Graja Beer Pub foi descontinuado como uma estratégia de redução de custos e de manutenção da sobrevivência da cervejaria que terceiriza suas produções da bebida.

“Fomos para um restaurante parceiro no Grajaú como proposta de dark kitchen onde compartilhamos os custos e foi isso que nos manteve vivos de março até o momento. E agora com as coisas caminhando para este dito novo normal achamos importante a reabertura da casa” explica Leandro.

Nesta nova fase a marca pretende trazer cada vez mais para a realidade ideias já existentes e necessárias para o seu êxito comercial que só será alcançado através da promoção de transformação social junto ao empreendedorismo que darão visibilidade ao projeto, a comunidade e aos coletivos ligados a região utilizando toda esta potência em conexão com a cultura cervejeira.

“Desses anos de Graja tenho aprendido que um trabalho bem feito, que você acredita e cria ferramentas para materializar, se torna possível independente de qual o caminho e do tanto de nãos que se houve” finaliza o fundador da cervejaria.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.