Grandes cervejarias devem antecipar reajuste de preço da cerveja em 2022

Pressão do aumento de custos para grandes fabricantes de cerveja deve antecipar o período de reajuste de preços das grandes cervejarias no Brasil em 2022

A pressão no aumento de custos para os grande produtores de cerveja está levando a rumores de que neste ano a virada da tabela de preços, que costuma ocorrer entre o fim de setembro e o início de outubro, deverá ser antecipada este ano.

Enquanto o índice de preços ao consumidor (IPCA), um dos mais relevantes para acompanhar a inflação, está em 11,73% nos últimos 12 meses no acumulado até maio, a cerveja fora do lar subiu 5,22% e para consumo no domicílio subiu 9,38%, para o mesmo período.

Uma das razões para a defasagem entre a inflação de produtos gerais e a da cerveja, em especial para a de consumo fora do lar é o temor das empresas em relação ao impacto que o aumento de preços ocasiona sobre a demanda das marcas de cerveja.

De acordo com publicação do Valor, fontes ligadas ao setor cervejeiro acreditam que os fabricantes de cerveja devem antecipar o reajuste de suas tabelas do período tradicional para agosto, devido a pressão de custos.


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A dolarização de insumos e embalagens, junto o aumento de combustíveis dos últimos 12 meses têm se acumulado, e a publicação revela que mesmo com os reajustes as margens continuarão abaixo do usual para o mercado.

A razão para que o aumento de preços para a cerveja fora do domicílio dos últimos 12 meses ter sido inferior ao da cerveja no domicílio, está ligado a tentativa das cervejarias em aquecer a retomada de bares e restaurantes após o período crítico da pandemia nos últimos anos.

A AB InBev, holding global da Ambev, mencionou recentemente que parte da estratégia para minimizar os impactos da alta de custos recentes para a empresa no Brasil está em estratégias embalagens, onde uma das iniciativas é impulsionar garrafas retornáveis, e também em alavancar vendas de marcas premium, onde a margem de venda é mais resistente a alta de custos.

Período de reajuste de preços das grandes cervejarias é sempre um momento crítico

O período de reajuste é um momento crítico para as grandes cervejarias, pois nele pontos percentuais do share do mercado de cerveja podem ser perdidos para concorrentes.

Uma das grandes vantagens da Ambev sob rivais nesses momentos, por exemplo, é contar com uma extensa linha de marcas para diferentes perfis de consumo, o que pode levar o comprador a escolher uma outra marca da empresa ainda que decida trocar de rótulo devido ao aumento de preços.

Apesar da escalada de preços da cerveja ao consumidor final recentemente, o consumo da bebida se expandiu no primeiro trimestre mostrando resiliência frente a dificuldade do cenário econômico nacional.

Marcas do segmento de cervejas premium tem se destacado mantendo o ritmo de crescimento no país e o mercado total de cervejas no Brasil apresentou aumento de volume.

Para o ano de 2022 o CervBrasil que representa o Grupo Petrópolis e algumas cervejarias de médio porte projeta que será atingido o volume recorde de 15 bilhões de litros de cerveja vendido no país.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.