O Grupo Petrópolis, o terceiro grupo cervejeiro do país em volume de produção, completou a construção de sua maior fábrica no país, localizada na cidade de Uberaba em Minas Gerais
A fábrica de Uberaba irá desempenhar um papel fundamental dentro da operação da cervejaria e está entre uma das mais modernas do país.
Inaugurada em agosto de 2020, a fábrica de Uberaba do Grupo Petrópolis é a maior da companhia no país, com capacidade 11,4 milhões de hectolitros por ano. A unidade possui capacidade de de envase de 128 mil latas por hora através de suas cinco linhas dedicadas a embalagem.
A nova cervejaria ocupa 108 mil metros quadrados de área construída, o que a coloca entre as cinco maiores fábricas de de cerveja do País em capacidade produtiva. O mix de produtos produzidos em Uberaba terão um papel importante na expansão projetada pelo Grupo Petrópolis no país.
Leia mais:
Faturamento de cervejas premium cresceu 85% nos últimos anos no país
Espirito Santo ganha projeto para produção comercial de lúpulo
Com a implementação, a unidade fabril de Uberaba passa a contar com cinco linhas de produção em operação. A terceira linha começou a operar em dezembro de 2020 e a quarta entrou em funcionamento no início de 2021.
A quinta linha de latas, inaugurada neste mês de novembro, conclui o projeto de ampliação anunciado pela companhia em dezembro de 2020, no qual a empresa se comprometeu a investir R$ 230 milhões entre ampliação das linhas e também em frota, revendas, trade, marketing e novos negócios em 2021.
O investimentos em envase em latas ganhou maior relevância com a crise de aquisição de embalagens que afetou o mercado cervejeiro em decorrência das mudanças de hábitos de consumo provocados pela pandemia.
Além das cinco linhas de envase de latas, estão em funcionamento também duas linhas de envase de garrafas, com capacidade de envasar, juntas, aproximadamente 464 mil garrafas por hora. Com desempenho de alta eficiência, a fábrica de Uberaba tem a meta de uso de 3,3 litros de água para cada litro de cerveja produzida, considerado de alto padrão de produção em uma referência internacional.
O rótulo de maior volume de vendas do Grupo Petrópolis é a cerveja Itaipava, que possui um grande fatia de mercado na região nordeste. No entanto, os rótulos de maior crescimento da empresa são os do chamado mercado ‘premium’ ou ‘puro malte’ com destaques para as marcas Petra e Black Princess.
Um novo lançamento da companhia com o objetivo de complementar este segmento é a Itaipava 100% malte que terá na fábrica de Uberaba um de seus pontos de produção.
“O brasileiro tem optado pelas puro malte em várias ocasiões de consumo, tanto em bares como no autosserviço. Ser uma cerveja puro malte hoje é trazer para mais perto do consumidor os ingredientes principais da cerveja. Nosso lançamento coloca o desejo do nosso consumidor no centro dos nossos esforços. Estamos atentos a este comportamento, lançando produtos que atendam plenamente o paladar dos brasileiros”, afirma Eliana Cassandre, head de Marketing do Grupo Petrópolis.
Atualmente, a família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Go Draft, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp, Itaipava Zero Álcool e agora a Itaipava 100% Malte. Inicialmente, o novo rótulo será produzido e envasado nas fábricas de Boituva, Teresópolis, Uberaba, Alagoinhas e Itapissuma. Com essa cobertura de produção, em diversos estados, a distribuição atenderá com mais agilidade todo o território nacional. Segundo pesquisas, a marca Itaipava ocupa hoje o terceiro lugar no segmento nacional.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS
O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, as vodcas Blue Spirit Ice e Nordka, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink e a água Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Por meio do projeto AMA, promove o plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando em suas mensagens que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. O Saber Beber desenvolve atividades de conscientização por todo o país. Saiba mais em: www.saberbeber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.