Guinness ganhará microcervejaria de 98 milhões de dólares em Londres

A multinacional Diageo anuncia projeto de construção de microcervejaria de sua marca Guinness na capital inglesa visando continuar expansão da marca

A Diageo, dona da marca de cerveja Guinness, está trazendo de volta o Old Brewer’s Yard, um local em Londres que fá produziu Guinness há 300 anos atrás, com o projeto de uma nova microcervejaria para o local.

O investimento para criar o ‘Guinness at Old Brewer’s Yard’ está baseado no sucesso da Guinness Storehouse em Dublin e na abertura da Johnnie Walker Princes Street em Edimburgo em 2021. O projeto demonstra a confiança da multinacional em Londres e no Reino Unido como um destino obrigatório para turistas e seu compromisso com o setor de hospitalidade, que emprega quase 2 milhões de pessoas no país.

O investimento acompanha também, as vendas da Guinness na Grã-Bretanha que cresceram mais de 30% nos últimos seis meses, oque significa que e 1 em cada 10 pints vendidos em Londres é agora uma Guinness.

Guinness é mais uma das marcas históricas que tem aproveitado o interesse crescente por cervejas de maior valor agregado, muito ligado a ascensão das microcervejarias, para investir na expansão de sua marca e e produtos pelo mundo.


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O novo local de cerca de 4,6 mil metros quadrados criará até 150 empregos e fornecerá um espaço comunitário junto a um centro cultural. O local também se oferecerá um programa de formação de bartenders e profissionais de hospitalidade premiado da Diageo, e uma parcela deles será aproveitada no próprio local.

“Estamos empolgados em criar uma nova casa para a Guinness no coração de Londres. ‘Guinness at Old Brewer’s Yard’ fortalecerá a comunidade de hospitalidade de Londres e será um destino obrigatório para milhares de visitantes.” declarou Dayalan Nayager, Diretor Administrativo da Diageo Grã-Bretanha.

A criação de pontos da Guinness em diferentes locais faz parte da estratégia da Diageo de promoção da marca e produção local para a Guinness. O projeto de maior destaque neste sentido foi a retomada da produção de Guinness nos Estados Unidos em 2018 com a criação de um moderno complexo de fábrica e centro turístico.

Londres está se tornando um ponto de diversos investimentos em microcervejarias por grandes grupos

Chama a atenção nos últimos anos a série de investimentos em microcervejarias, pertencentes a grandes grupos, que estão ocorrendo em Londres nos últimos anos.

Antes do anúncio da Diageo sobre Guinness, a holandesa Heineken inaugurou no final de 2020 a maior microcervejaria da capital inglesa para a sua marca Beavertown, mais recentemente a gigante comprou a cervejaria artesanal londrina Brixton Brewery.

Em 2015, outra microcervejaria da cidade, a Candem Town, foi comprada pela AB InBev e se tornou a cervejaria artesanal de maior investimento em terras britânicas pela multinacional.

Fora estes grandes investimentos, uma diversidade de pequenas marcas de cerveja independentes também estão presentes na capital inglesa, precisando concorrer com as gigantes que tem ampliado seu interesse pelo segmento.

Sobre a Diageo

Líder globais em bebidas alcoólicas com uma excelente coleção de marcas de destilados e cerveja. Produzimos uma coleção excepcional de mais de 200 marcas – antigas e novas, grandes e pequenas, globais e locais – que são apreciadas em mais de 180 países ao redor do mundo.



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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.