A empresa Next Glass, dona do aplicativo de compartilhamento de avaliações de cerveja Untappd, anunciou que adquiriu alguns ativos de uma das comunidades de cerveja online mais antigas dos EUA o site BeerAdvocate.
A aquisição é um marco importante que demonstra a evolução do mercado de cerveja artesanal norte-americano, revelando que não apenas as cervejarias têm passado por um processo intenso de mudanças em seus modelos de funcionamento, mas também os recursos digitais que sustentam este movimento
A Next Glass, uma empresa de tecnologia com aplicativo que fornece classificação e informações sobre vinhos a partir da digitalização do código de barras, adquiriu o Untappd em 2016. Enquanto a Next Glass possuía uma estrutura empresarial robusta, o Untappd acrescentou a sua nova proprietária uma escala de usuários que ela necessitava.
Desde a sua criação em 1996, o BeerAdvocate.com cresceu para se tornar a maior e mais diversificada comunidade de cerveja on-line com análises, discussões e classificações de cervejas. Embora haja planos de investir em novos recursos e membros da equipe para beneficiar a comunidade BeerAdvocate, o conteúdo dos perfis de usuário, fóruns e páginas de cerveja do BeerAdvocate permanecerá inalterado. O BeerAdvocate se unirá à Untappd sob o guarda-chuva corporativo Next Glass; no entanto, ambos manterão suas próprias plataformas e marcas distintas e separadas para que os usuários atuais e futuros desfrutem.
Leia mais:
Brewdog chega a marca de seu centésimo local no mundo
Cervejaria Dogma investe R$ 2 milhões para construir fábrica própria em São Paulo
Em especial o fórum de discussões do BeerAdvocate ganhou relevância internacional entre os apreciadores de cerveja, promovendo trocas de informações sobre os mais diversos assuntos relacionados à bebida. O encontro inicial entre os sócios da cervejaria carioca Wonderland, por exemplo, se deu através do fórum dessa comunidade.
À medida que o mercado de cerveja nos EUA se modifica, muito do que circunda este mercado necessita também de modificações.
Recentemente os fundadores do BeerAdvocate comunicaram as dificuldades de manutenção do negócio conforme anunciantes migraram para outras plataformas mais recentes. Desta forma enxergaram na aquisição pela Next Glass a melhor forma para manutenção do site. “Ainda enfrentamos alguns desafios, mas estou confiante de que esse é o melhor caminho para todos nós”, disse ele em comunicado .
Por outro lado o Untappd tem avançado em nível mundial, possuindo mais de 8 milhões de usuários, se tornando atrativo para cervejarias que o utilizam para campanhas promocionais. Adicionalmente a plataforma fatura oferecendo soluções de menu e dados de comercialização para bares e restaurantes e mais recentemente desenvolveu um marketplace para que varejistas comprem cervejas de cervejarias e distribuidores.
Uma das próximas investidas do Untappd será na realização de eventos próprios. A empresa realizou o seu primeiro em 2019, onde ocorreram alguns erros operacionais que acarretaram na devolução de dinheiro para os participantes insatisfeitos.
Nesse sentido uma das contribuições do BeerAdvocate ao negócio poderá ser no sentido do aperfeiçoamento de eventos ao vivo, uma vez que os fundadores do site possuem experiência nesta atividade, sendo esta uma das maneiras de trazer um pouco do fórum para o mundo offline.
O mundo dos aplicativos de cerveja tem recebido uma série de investimentos recentemente. Anteriormente à aquisição do BeerAdvocate, o conglomerado AB InBev adquiriu a plataforma RateBeer, um dos concorrentes do Untappd, há cerca de um ano atrás.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.