Invicta investe em série de colaborativas com 8 cervejarias

Cervejaria Invicta lança série de cervejas colaborativas Finito contando com cervejarias do Brasil e do exterior

A cervejaria Invicta de Ribeirão Preto, cidade de São Paulo, lançou uma série de cervejas colaborativas chamada Finito onde reuniu oito cervejarias de diferentes partes do Brasil e uma da Bélgica.

O lançamento ocorre em conjunto com o tradicional evento promocional Semana da Justiça, onde a cervejaria comercializa seus produtos com descontos especiais para o público através de seu site de comércio online.

“A Linha Finito da Cervejaria Invicta foi criada essencialmente para explorar toda a diversidade e criatividade do universo cervejeiro. São cervejas que serão produzidas apenas uma única vez, para ficarem guardadas na memória dos apreciadores das artesanais.” declarou a cervejaria numa divulgação sobre a série de colaborativas.

Esta é a segunda rodada da série Finito promovida pela Invicta. Os lançamentos ajudam a enriquecer o evento promocional da cervejaria que, em tempos de distanciamento social, se adequou bem aos hábitos dos consumidores de cervejas artesanais que tiveram de se acostumar a investir de forma mais ampla em compras online.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


As convidadas desta vez para as colaborativas foram as cervejarias Brussels Beer Project de Bruxelas na Bélgica (Double Black IPA com raspas de limão e pimenta Sichuan), Dum de Curitiba no Paraná (session lager com lúpulos americanos) Colombina de Goiânia em Goiás (Brut do Cerrado com jabuticaba), DeBron de Recife em Pernambuco (amber lager), Bamberg de Votorantim em São Paulo (Hopfen Ale), Urbana de São Paulo (Quadruppel), Velhas Virgens (Summer ale com candy sugar, abacaxi e coco) e 2Cabeças (Imperial Stout clássica com anis estrelados, café, pimenta dedo-de-moça e carvalho americano).

Para a criação da arte dos rótulos a cervejaria comvidou a artista @shee_arts que utilizou técnicas de colagem e pintura em sua criação, produzidos individualmente cada rótulo destaca a cervejaria parceira através da escolha das cores.

“A arte central se repete em todos os rótulos e representa a ideia de tempo, que pode lembrar uma ampulheta ou qualquer outra invenção humana feita para medir durações e períodos. Ao mesmo tempo em que representa os tanques de cerveja recebendo e misturando os ingredientes.” declarou a cervejaria em suas mídias sociais.

A cervejaria Invicta possui um modelo de negócios onde além das cervejas de sua marca, produz também três cervejarias sob contrato as paulistas Urbana e Velhas Virgens além da cervejaria 2Cabeças originada no Rio de Janeiro. Com os rótulos dessas quatro marcas a Invicta trabalha seu portfólio de produtos onde ela é responsável também pela comercialização de todos eles.

Em 2019 a fábrica da Invicta alcançou a produção de 576 mil litros no ano e um faturamento de cerca de 7,9 milhões de reais para o mesmo período. Este patamar provavelmente foi diminuído em virtude dos impactos provocados pela pandemia.

Com a crise provocada pelo novo coronavírus a Invicta chegou a ter 80% de queda nas suas vendas em determinados períodos de 2020, um enorme desafio para os negócios de uma microcervejaria.

O modelo de crescimento da Invicta se apoiou principalmente em campanhas via e-commerce e eventos próprios, sendo este último inviabilizado devido a necessidade das restrições impostas pela crise sanitária. A cervejaria costumava promover 6 eventos da marca anualmente em seu espaço em Ribeirão Preto.

A Invicta foi uma das cervejarias do Brasil que serviu de ‘laboratório’ para amadurecimento dos modelos de negócio de cervejarias que terceirizam sua produção, as chamadas cervejarias ciganas. Já passaram pela fábrica da Invicta, por exemplo as marcas paulistas Dogma e Japas.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.