Leuven lança suas primeiras cervejas sem álcool; Dádiva traz segundo lançamento com lúpulos da Nova Zelândia

Veja alguns lançamentos que se destacaram na última semana

Leuven traz suas primeiras cervejas sem álcool
Dádiva lança segunda cerveja da linha com lúpulos neozelandeses

Leuven investe em suas primeiras cervejas sem álcool

A cervejaria Leuven de Piracicaba (SP) investiu na produção das primeiras cervejas sem álcool de seu portfólio.

A cervejaria, que recentemente concretizou sua fusão com a cervejaria Schornstein, escolheu os estilos Fruit Beer e American Wheat Ale para lançar a linha Kingdom, sua incursão no mercado sem álcool.

A Kingdom – American Wheat Beer – é produzida com lúpulo Amarillo, apresentando aroma de laranja e floral, já a Kingdom – Fruit Beer – leva Yuzu, uma tangerina oriental extremamente refrescante e suculenta, trazendo um aroma e sabor elegante e refrescante.

O mercado de cervejas sem álcool, que mundialmente ganhou bastante atenção em 2019 dado ao seu crescimento acima do mercado geral de cerveja, tem recebido recentemente seus primeiros investimentos de microcervejarias no Brasil.


Leia mais:

Cervejaria Dádiva investe em sua primeira cerveja sem álcool


Cervejaria Dádiva lança segundo rótulo da linha Ink, que traz cervejas feitas com lúpulos neozelandeses

A Cervejaria Dádiva apresentou ao mercado seu segundo rótulo produzido com lúpulos neozelandeses: a Strength Ink, feita com o Waimea, co lançamentos em 30 bares pelo Brasil

O Waimea é uma variedade relativamente nova – de 2012 -, criada pelo programa de criação de lúpulo da New Zealand Plant and Food Research. Ele foi utilizado tanto para amargor, quanto para sabor e aroma, e possui qualidades de amargor nobre com características resinosas, que lembram pinheiro, e notas cítricas.


Leia mais:

Seria a Nova Zelândia uma nova potência da cerveja artesanal


A Strength Ink é uma Double IPA de coloração amarelada, 8,2% ABV e 70 IBU’s. Ela traz em sua receita trigo e aveia, o que confere cremosidade e leve turbidez. É a combinação perfeita para um belo hambúrguer, um Filet Mignon au Poivre ou cogumelos salteados. É ideal se servida entre 4°C e 8° C.

O primeiro rótulo da linha de lúpulos neozelandeses da Dádiva foi a Wisdom Ink, lançada no mês passado: uma IPA de amargor médio, 6,1% ABV, coloração amarela, turva, e com nuances de grapefruit e frutas tropicais – conferidas pela utilização dos lúpulos Moutere e Rakau. 

A Nova Zelândia é referência na produção de lúpulos orgânicos e possui algumas dezenas de variedades da planta já registradas. O cultivo neozelandês ficou mundialmente conhecido há alguns anos após o país começar a exportar o Nelson Sauvin – lúpulo regional de característica frutada, picante e aromas de vinhos brancos.  O país possui atualmente um dos maiores números de cervejaria per capta do mundo

Na linda identidade visual, os rótulos da linha trazem inspirações dos símbolos e tatuagens Maori. A arte da Wisdom Ink traz em destaque a lança, que representa a caça, a sabedoria e a luta entre os povos; já a da Strength Ink destaca a baleia (tohorā), que representa força, sensibilidade, proteção, e é, também, símbolo de muitas lendas que foram passadas por gerações nessa cultura.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.