Com projeto desenvolvido pela ZX Ventures, unidade de inovação da Ambev, em parceria com o Colletivo Design Ltda, as embalagens da linha Brasil com S da cervejaria Colorado faturaram um dos destaques da categoria bebidas da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil
Lançada em 2019, a linha Brasil com S ganhou mais de 10 cervejas e apresentou ao público da Colorado, que pode ser considerada a marca mais popular das artesanais da multinacional, o conceito de cervejas de maior valor agregado com edição limitada adicionando uma camada de experimentalismo a marca de Ribeirão Preto.
Aproveitando o lema “Malte, lúpulo e muito mais” da Colorado, a linha Brasil com S explora a adição de diversos ingrediente tais como paçoca, maracujá, mate e tamarindo, a vários estilos de cerveja e utilizou a loja online da Ambev, Empório da Cerveja, como um dos principais canais de venda além da rede Bar do Urso da cervejaria
A ideia foi apresentar uma cerveja nova por mês, criando uma coleção de sabores e garrafas exclusivas para cada uma. Dentro deste contexto foram criadas garrafas onde todo seu processo de produção era artesanal, traduzindo no exterior todo trabalho de produzir sabores únicos e colecionáveis.
Leia mais:
Lohn Bier fecha parceria ZX Ventures, braço de inovação da Ambev
Brewdog renova identidade visual para abraçar público mais amplo e causas globais
As garrafas da linha “Brasil com S” são serigrafadas, um lado com uma ilustração especial e o outro com lemas da cervejaria. Elas ainda são embaladas manualmente com papel de pão que traz, em seu interior, um manifesto traduzindo o espírito da linha.
Outra novidade é o uso de realidade aumentada. As informações da cerveja ficam no pescoço da embalagem, que é de papel semente. As pessoas podem escaneá-lo para assistirem a um vídeo com os microprodutores do mês contando sobre a produção do ingrediente diferenciado.
De acordo com o Colletivo Design, as ilustrações buscam representar toda a diversidade do interior brasileiro e a origem de seus ingredientes inusitados, de garapa à paçoca.
A Bienal de Design Gráfico é a mais antiga e importante mostra de design gráfico do Brasil, criada para apresentar o que há de excelência na produção gráfica brasileira no período e é organizada pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil – fundada a 30 anos.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.