Linha Colorado Brasil com S é premiada na Bienal Brasileira de Design

A Linha Brasil com S da cervejaria Colorado, uma marca da Ambev, ganhou um dos destaques da categoria Bebidas na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Com projeto desenvolvido pela ZX Ventures, unidade de inovação da Ambev, em parceria com o Colletivo Design Ltda, as embalagens da linha Brasil com S da cervejaria Colorado faturaram um dos destaques da categoria bebidas da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil

Lançada em 2019, a linha Brasil com S ganhou mais de 10 cervejas e apresentou ao público da Colorado, que pode ser considerada a marca mais popular das artesanais da multinacional, o conceito de cervejas de maior valor agregado com edição limitada adicionando uma camada de experimentalismo a marca de Ribeirão Preto.

Aproveitando o lema “Malte, lúpulo e muito mais” da Colorado, a linha Brasil com S explora a adição de diversos ingrediente tais como paçoca, maracujá, mate e tamarindo, a vários estilos de cerveja e utilizou a loja online da Ambev, Empório da Cerveja, como um dos principais canais de venda além da rede Bar do Urso da cervejaria

A ideia foi apresentar uma cerveja nova por mês, criando uma coleção de sabores e garrafas exclusivas para cada uma. Dentro deste contexto foram criadas garrafas onde todo seu processo de produção era artesanal, traduzindo no exterior todo trabalho de produzir sabores únicos e colecionáveis. 


Leia mais:

Lohn Bier fecha parceria ZX Ventures, braço de inovação da Ambev


Brewdog renova identidade visual para abraçar público mais amplo e causas globais


As embalagens premiadas da linha Colorado Brasil com S

As garrafas da linha “Brasil com S” são serigrafadas, um lado com uma ilustração especial e o outro com lemas da cervejaria. Elas ainda são embaladas manualmente com papel de pão que traz, em seu interior, um manifesto traduzindo o espírito da linha.

Embalagem da linha Brasil com S. Foto: Colletivo Design

Outra novidade é o uso de realidade aumentada. As informações da cerveja ficam no pescoço da embalagem, que é de papel semente. As pessoas podem escaneá-lo para assistirem a um vídeo com os microprodutores do mês contando sobre a produção do ingrediente diferenciado.

De acordo com o Colletivo Design, as ilustrações buscam representar toda a diversidade do interior brasileiro e a origem de seus ingredientes inusitados, de garapa à paçoca.

A Bienal de Design Gráfico é a mais antiga e importante mostra de design gráfico do Brasil, criada para apresentar o que há de excelência na produção gráfica brasileira no período e é organizada pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil – fundada a 30 anos.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.