Livro explica cada etapa de como montar uma cervejaria

Publicidade
Consultoria utiliza experiência própria e desenvolve livro detalhando as etapas de como montar uma microcervejaria

O Brasil nos últimos anos tem crescido em ritmo acelerado o número de cervejarias que estão sendo abertas por diferentes locais do país, fenômeno que está totalmente ligado à ascensão da cerveja artesanal regionalmente no território nacional. ( O número de cervejarias que estão sendo abertas em diferentes locais do Brasil tem crescido em ritmo acelerado nos últimos anos, fenômeno que está totalmente ligado à ascensão da produção regionalizada da cerveja artesanal em todo território nacional.)

As etapas para montar uma cervejaria são sempre um desafio para os envolvidos com essa missão, mas que agora ganharam o auxílio de um livro específico para a superação dos diversos obstáculos envolvidos durante esta trajetória.

Publicidade

Na maioria das vezes, o desejo de se montar uma cervejaria nasce da paixão das pessoas pela bebida após experiências de produção em casa, o que tem impulsionado este setor numa dinâmica semelhante em diversas regiões do mundo.

No entanto, a criação de uma fábrica de cerveja necessita de uma combinação de conhecimento legal, técnico e industrial que o público necessita obter para ter sucesso nesta jornada que agora está disponível no livro digital “Como montar sua cervejaria” para alcançar este objetivo.


Leia mais:

Setor cervejeiro é atingido pela maior falta de insumos em 19 anos da indústria


Canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados


O livro foi escrito por Marianna Rabelo e Eduardo Neves, sócios da Embuarama Consultoria, através da experiência de 11 anos trabalhando como profissionais para cervejarias, o que incluiu a abertura de diversas fábricas pelo Brasil.

O livro detalha etapas de como montar uma cervejaria

As fases para se montar uma cervejaria incluem dimensionamento da planta, escolha do local para construção, preparação de documentos para etapas de licenciamento junto a órgãos reguladores como Corpo de Bombeiros e Ministério da Agricultura entre outras.

O livro narra como tratar cada uma dessas fases mostrando a importância envolvida com as mesmas e explica como proceder com o planejamento, obter licenças e avançar na direção da construção e legalização da fábrica.

Tópicos relativos ao layout dos setores da fábrica, os caminhos mais seguros para iniciar o investimento e equipamentos necessários para a característica da produção planejada também recebem atenção da obra.

“Mais de uma vez realizamos o acompanhamento da abertura de uma fábrica de cervejas de ponta a ponta: desenhamos o projeto e entregamos toda a estrutura de máquinas e equipe de pessoas rodando sozinha e legalizada. Em um único ano realizamos a estruturação e gestão de 5 fábricas, dentre elas, as duas maiores independentes da região do Distrito Federal” comenta Marianna Rabelo sobre a experiência que levou a criação do livro.

Um ponto de destaque da obra que auxilia o entendimento de como montar uma cervejaria são diversos exemplos de documentos utilizados no processo, que ajudam a ilustrar o material necessário na jornada de legalização da fábrica e auxiliam um maior entendimento do público sobre os detalhes necessários para a confecção dos mesmos.

“Ao realizar esse exercício de abertura e dimensionamento de cervejaria mais de uma vez, observamos que há um padrão e, por isso, nosso trabalho se tornou absurdamente mais ágil e assertivo em cada nova execução. O que as pessoas vão ver neste livro digital é uma coleção de dicas simples e práticas com tudo o que identificamos como importante na jornada de abertura de uma cervejaria de pequeno à médio porte.” comenta Marianna sobre a experiência acumulada que permitiu desenvolver os assuntos tratados no livro.

A etapa de criação da unidade de produção da cervejaria é muito importante para a trajetória de todo o negócio e conhecimento de alto nível combinado com experiência são muito desejáveis pois retornam como economia devido a reduzir perdas por escolhas iniciais erradas que acabam de partida impactando negativamente a vida financeira dos fabricantes de cerveja.
Para conhecer mais sobre o livro “Como começar sua fábrica de cerveja” clique aqui.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas