A Maniacs Brewing, cervejaria de de Curitiba, capital do Paraná, mais que triplicou suas vendas em canais de varejo no ano passado.
A marca, que já estava implementando uma estratégia específica de crescimento em canais de varejo do segmento de alimentos, intensificou esse foco com as restrições de funcionamento do comércio devido a pandemia, como forma de amortecer os impactos da crise que abateu o mercado de cerveja.
As restrições com o objetivo de conter os avanços da pandemia impactaram diretamente canais de distribuição mais disponíveis para cervejarias artesanais como pequenas lojas e eventos.
Com isso algumas cervejarias artesanais de um porte um pouco maior como a Maniacs buscaram ampliar sua entrada em pontos de venda que permaneceram de portas abertas por todo o período, como por exemplo supermercados.
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O desempenho da Maniacs que mais que quadruplicou suas vendas no varejo foi publicada no site SA Varejo que destacou que isso só foi possível com a ampliação da carteira de clientes e ações de ativação da cervejaria nos pontos de venda, além de lançamentos.
A Maniacs, em sua estratégia voltada para o varejo, tem investido consistentemente em pegar carona no crescimento de interesse do grande público pela cervejas do estilo IPA, um fenômeno já largamente observado nos EUA, como já publicou a Catalisi e que tem dado seus primeiros sinais que deverá ganhar uma dinâmica semelhante no Brasil.
Para alcançar este objetivo, a Maniacs tem investido em dar grande visibilidade para a Maniacs IPA, buscando oferecer preços competitivos e variedade de embalagens para atender preferências de perfil e ocasião de consumo do público.
Outro rótulo que mais recentemente tem ganho destaque da marca tem sido a american pale ale Maniacs Aloha que foi lançada no final do ano passado e já assumiu terceiro lugar nas vendas da empresa.
Buscando ampliar visibilidade de sua marca frente ao grande público a cervejaria anunciou também que lançará a cerveja sazonal Maniacs Oktoberfest para aproveitar a repercussão da tradicional festa alemã.
A Maniacs já está presente no em lojas de autosserviço alimentar, como mercearias e supermercados, de 17 Estados, concentrando no Sul e Sudeste, porém a amarca começa a avançar no Centro-Oeste e no Nordeste.
Para favorecer esta expansão para outras regiões um dos destaques da cervejaria é a aposta nas embalagens em latas, tendência mundial no segmento que ganhou força no último ano devido a pandemia.
A cervejaria tem expectativa de crescer mais 170% em 2021 dando prosseguimento a estratégia implementada nos últimos meses. Além do varejo, a empresa também investiu em vendas online em site próprio no último ano
A Maniacs produz também cervejas para a marca Morada Cia Etílica e além disso é sócia na subsidiária brasileira da norte-americana Brooklyn Brewing, produzindo os produtos da cervejaria nova-iorquina no Brasil que servem como diversificação da sua estratégia de portfólio.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.