Maniacs IPA ganha versão ‘latão’ para continuar expansão no varejo

Maniacs aumenta opções de embalagem de sua Maniacs IPA para ampliar crescimento do produto no varejo e investe também em loja online própria

A cervejaria paranaense Maniacs Brewing Co investiu na expansão de sua Maniacs IPA através da chegada do produto em uma nova embalagem de latas de 473 ml.

A Maniacs IPA, que já possuía versões em garrafas de 600 ml, long neck e latas de 350 ml, foi escolhida como carro-chefe da cervejaria para ampliar suas vendas nos canais de varejo.

Especificamente a Maniacs IPA em lata tem desempenhando um papel de alavancar vendas no off trade – canais de venda formados por mercearias, mercados e supermercados – que apresenta desafios bastante específicos, mas já responde por mais de 50% do faturamento da empresa

Para atacar este segmento de pontos de vendas de forma estratégica, a concepção da Maniacs IPA foi realizada para que tivesse um preço posicionado levemente acima de cervejas premium (segmento de maior crescimento no mercado de cerveja brasileiro) e um pouco abaixo de pequenas cervejarias artesanais de nicho. Em 2019 a Maniacs IPA dobrou seu volume de vendas em relação ao ano anterior.


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A tática escolhida pela Maniacs pega carona em dois fatores que colaboram para aumentar seu potencial, uma crescente aceitação de cervejas em lata pelo consumidor brasileiro e aumento do reconhecimento de um público mais amplo pelo estilo IPA, um fenômeno que já é amplamente explorado nos EUA em canais estabelecidos de varejo.

A execução prévia desta estratégia pela Maniacs permitiu o crescimento da marca em 20% em canais de off trade do grande varejo no Brasil mesmo durante a pandemia, um fator que permitiu amortecer a queda em vendas provocada em outros canais devido a crise.

Com a ampliação de consumo da Maniacs IPA a cervejaria decidiu por diversficar as embalagens do produto com o envase em latas 473 ml.

“Esse lançamento surgiu a partir de uma observação do mercado nacional, apontando algumas regiões em que se destaca a preferência pelo formato de latão”, avalia Iron Mendes, CEO da Maniacs Brewing.

Um maior volume de vendas recorrentes de um produto permite o investimento numa diversidade mais ampla de embalagens que proporcionam tanto uma maior alcance de ocasiões de consumo quanto de perfis de consumidores mais variados. Essa tática, quando bem sucedida, leva a incrementos tanto de volume vendido quanto de faturamento.

Interessante perceber que a possibilidade de execução desta diversificação de embalagens “bebe” da popularidade construída num estágio anterior para o produto, sem qual esta não seria possível.

Maniacs também investe em criação de site próprio para vendas online

A Maniacs recentemente investiu em um outro canal de vendas em expansão durante a necessidade de isolamento social ocorrida recentemente, o de comércio online.

A cervejaria passou a contar com uma loja online em seu site onde vende não só os produtos da Maniacs mas também cervejas da Morada Cia Etílica e da Brooklyn Brewery (com quem forma a subsidiária Brooklyn Brasil), que são produzidas também em sua fábrica.

Produtos a venda no site da Maniacs Brewing Foto: Instagram @maniacsbrew

A formação de parcerias permite a Maniacs gerenciar um portfólio de diferentes marcas buscando atuar em diversos dos pequenos nichos proporcionados pelo mercado de cerveja artesanal no Brasil, com a criação do site é possível alcançar este público através de vendas diretas, estabelecendo um contato mais direto com o conhecimento das preferências destes consumidores.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.