Marcas de bebidas adaptam estratégias de mídia social em meio ao COVID-19

Empresa de análise de mercado de bebidas IWSR destaca a necessidade de inventividade nas mídias sociais para comunicação com o público durante a crise

A empresa de inteligência de mercado de bebidas IWSR compartilhou um relatório observando mudanças nas ações de mídias sociais promovidos por empresas de bebidas durante a crise da pandemia do Covid-19.

Na análise a IWSR utiliza marcas de cervejas britânicas, mas que possuem um bom nível de adaptação para outros mercados.

À medida que as mídias sociais continuam a dominar, a IWSR explicou por que e como as marcas de bebidas podem se adaptar ao clima atual. Nesse novo ambiente, as marcas precisarão repensar radicalmente suas principais mensagens ao se comunicar com os consumidores nas mídias sociais.

Para bebidas alcoólicas, a conexão geralmente girava em torno da alegria de socializar com amigos e familiares e isso agora precisa ser ajustado. As marcas estão rapidamente tentando estabelecer uma nova relevância em um mercado global que se tornou irreconhecível no espaço de apenas algumas semanas.

Mark Meek, CEO da IWSR, comentou: “A relevância é fundamental durante uma crise como esta. O conteúdo social precisa refletir a realidade da situação em que estamos, além de ter um propósito de três maneiras: destacar informações essenciais, apoiar a comunidade ou oferecer entretenimento e engajamento enquanto os consumidores estão em casa. ”


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“As marcas precisarão adotar uma abordagem mais inventiva das mídias sociais nos próximos meses, mas lembre-se de manter a honestidade e a comunidade no centro de suas comunicações”, disse Meek. “Por enquanto, as mídias sociais não servirão como um meio de promover um estilo de vida aspiracional, mas uma maneira de lidar com o novo normal que estamos vivendo.”

“As marcas precisarão adotar uma abordagem mais inventiva das mídias sociais nos próximos meses, mas lembre-se de manter a honestidade e a comunidade no centro de suas comunicações”, disse Meek. “Por enquanto, as mídias sociais não servirão como um meio de promover um estilo de vida aspiracional, mas uma maneira de lidar com o novo normal que estamos vivendo.”

Abaixo estão alguns exemplos de maneiras atraentes pelas quais as marcas podem ajudar a transmitir suas mensagens aos consumidores enquanto isoladas.

Recrie a experiência de um bar

Os canais de mídia social também podem ajudar a facilitar a interação humana, envolvendo-se em happy hours virtuais ou lançando bares virtuais que celebram a atmosfera e a experiência no local. Por meio de bares virtuais, os operadores locais podem transmitir ao vivo bartenders oferecendo mixologia ao vivo, DJs ao vivo ou oferecer sessões interativas de perguntas e respostas virtuais com influenciadores da indústria, embaixadores da marca ou principais barmens.

Por exemplo, o Brewdog Online Bar hospeda um questionário de pub virtual para os consumidores, além de degustações virtuais ao vivo e aulas de ioga com transmissão ao vivo sob sua marca sem álcool, Brewdog AF. De acordo com sua identidade de marca, a Beavertown Beer lançou o Instagram Live Draw-Alongs, hospedado por seu diretor de criação.

Visitas virtuais a vinícolas, cervejarias e destilarias também podem ajudar os consumidores a se conectarem com suas marcas de bebidas favoritas em um ambiente que nem sempre está disponível, oferecendo experiências adicionais ao público.

Suporte ao comércio eletrônico

“Muitas pessoas estão explorando serviços de entrega e bebida em casa pela primeira vez durante o bloqueio e o distanciamento social. Os hábitos de consumo formados agora podem permanecer no futuro, portanto, as marcas têm uma oportunidade real de atrair novos públicos e devem tentar facilitar para que novos consumidores deixem de se envolver com conteúdo social e experimentem o produto real ”, recomendou Meek.

Como exemplo disso, o Pub In A Box da Signature Brew permite que os consumidores tragam a experiência do pub para sua casa. O Pub In A Box pode ser comprado on-line e inclui cervejas exclusivas, copos, lanches, um tapete de cerveja, listas de reprodução do Spotify e um quiz de música. A coisa mais importante com tantas marcas que agora aumentam o foco nas mídias sociais e nos hangouts virtuais é que cada uma delas precisa de uma vantagem para reduzir o ruído, mantendo-se autêntica e criando conteúdo envolvente para acabar com o tédio de ficar em casa.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.