O grupo de embalagens polonês Canpack anunciou na última semana que construirá uma nova fábrica de latas de alumínio no Brasil, que será localizada na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais.
O movimento segue um trilha de outros anúncios de investimentos no setor de latas de alumínio no Brasil. O país ocupa a posição de terceiro maior mercado de latas de alumínio para bebidas do mundo, sendo o líder quando se trata de reciclagem e tem atraído uma série de investimentos em novas fábricas para produção da embalagem.
A cerveja ocupa a maior fatia das bebidas comercializadas em latas no Brasil , com 55% do mercado. Para além da cerveja uma série de outras bebidas estão ganhando maior volume de envase em latas, como água mineral, drinks prontos, kombucha, vinho e sucos, por exemplo.
O Brasil é o terceiro maior mercado de latas de alumínio do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. O crescimento de latas utilizadas no país em 2021 foi ampliado em cerca de 1,65 bilhão de unidades, com o país comercializando um total de 33,4 bilhões de latinhas no total.
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A Canpack está presente em 17 países, com 28 fábricas, atuando com embalagens de alumínio para bebidas, de aço e de vidro, a empresa fatura cerca de 3 bilhões de dólares ao ano. Mais de dois terços da receita total da empresa vem das embalagens de alumínio, representando o carro-chefe da companhia que é controlada em 100% pelo grupo americano Giorgi Global Holdings Inc.
O investimento de R$ 710 milhões (US$ 140 milhões) na fábrica em Minas Gerais, traz a Canpack para o sudeste, que é o principal mercado brasileiro para latas. A região conta com a atuação das quatro multinacionais do setor que atuam no país.
A este investimento se soma um aporte de R$ 360 milhões (US$ 70 milhões) anunciado recentemente, direcionado para uma fábrica de tampas em Manaus, o que totaliza um investimento de quase R$ 1,1 bilhão da Canpack no Brasil.
“Estamos dedicados à indústria brasileira de embalagens e fortalecemos nossa presença nesse mercado dinâmico desde a aquisição da Cia Metalic em dezembro de 2016”, afirma André Balbi, Diretor de Operações do Grupo. “Este novo investimento, juntamente com nossos outros investimentos atualizados no Brasil, nos dará uma melhor posição para atender às crescentes necessidades de nossos clientes por latas de bebidas e atendendo não apenas o Brasil, mas a região da América do Sul.” acrescenta Balbi.
A ampliação na utilização de latas no mercado de cerveja no Brasil segue uma tendência já observada, por exemplo, ao longo da última década nos Estados Unidos, maior mercado mundial da embalagem, e que foi acelerado pelo cenário da pandemia.
A pandemia foi um fator determinante numa tendência de mudança do perfil de consumo de bebidas, fazendo com que as pessoas bebessem mais em casa, o que favoreceu a ampliação do uso de latas devido a sua maior conveniência na distribuição e por uma maior escassez de disponibilidade de garrafas de vidro.
A unidade de Minas Gerais da Canpack começara a ser construída no quarto trimestre de 2022 em um terreno de 160 mil m² e terá capacidade de fabricar 1,3 bilhão de latas ao ano. Sua operação está prevista para ser iniciada em 2024 e a unidade deverá empregar cerca de 140 pessoas.
A Canpack foi última das 4 multinacionais do setor presentes no país a entrar no Brasil e conta com uma fatia do mercado de cerca de 10% e seus investimentos visam ampliar sua presença no longo prazo. Ela já possui unidades no Ceará e Goiás e mais recentemente entrou num processo de construção de uma nova unidade no Amazonas.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.