Nova fábrica da Dado Bier ficará com inauguração para 2022

Dado Bier cresce em 2020, mas nova fábrica com capacidade de produção de 45 milhões de litros por ano tem inauguração adiada para 2022

A cervejaria gaúcha Dado Bier possuía expectativas de inaugurar sua nova fábrica no litoral norte do Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2020, porém o cronograma do projeto foi reajustado devido a impactos na execução da obra e incertezas presentes no mercado de cerveja devido a pandemia do coronavírus.

A fábrica que está sendo erguida no município de Três Cachoeiras já concluiu a fase de terraplenagem e de fundações tendo apenas suas etapas seguintes atrasadas no cronograma do projeto.

A nova fábrica da Dado Bier é um projeto de R$ 105 milhões e possuirá capacidade de produção de 45 milhões de litros anuais. A primeira fase do projeto absorverá R$ 65 milhões deste orçamento.

O projeto prevê ampliações futuras para 100 milhões de litros e posteriormente para 200 milhões de litros de capacidade de produção por ano. A empresa prefere não estipular prazo ou valores para as próximas expansões. O planejamento desta fábrica da marca começou a ser elaborado em 2018, quando o local foi escolhido e os processos de licenciamento foram iniciados.


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A Dado Bier é reconhecida como iniciadora do movimento de microcervejarias do Brasil. Criada em 1995 a empresa nasceu num modelo que combinava casa noturna com produção e venda de cerveja no mesmo local, chegando a estar presente neste formato no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dado Bier pouco sentiu o impacto da pandemia

Como destaca publicação de janeiro do Jornal do Comércio, a Dado não sentiu fortemente os impactos da pandemia sobre seu negócio, apresentando crescimento no seu volume de vendas em 2020.

O menor impacto da pandemia sobre a Dado Bier se deu devido o seu posicionamento em canais de distribuição estar concentrado no segmento off-trade, formado principalmente por supermercados que se mantiveram abertos ao longo dos últimos meses.

O crescimento da Dado Bier em 2020 foi de 17,6%, atingindo 21 milhões de litros no ano. A empresa tem adotado uma estratégia de conquista de demanda para posteriormente ampliar seu volume de produção própria para substituir sua produção parcialmente terceirizada.

Um dos investimentos mais recentes da marca foi o Dado Bier Food Hall em Porto Alegre, um espaço colaborativo com diferentes restaurantes onde destaca a possibilidade de harmonizações de suas cervejas com diferentes tipos de comida. O novo espaço recebeu investimento de R$ 10 milhões.

Entre os motivos que levaram a opção pela cidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul para receber sua nova fábrica, a Dado Bier destaca a disponibilidade de água e as boas condições logísticas estando na divisa com Santa Catarina um dos principais pontos de venda da marca. Atualmente a Dado Bier possui um sistema de produção híbrido, com fábrica própria na cidade de Santa Maria (RS) e além disso trabalha com unidades de produção terceirizadas em Toledo, no Paraná, e em Leme, São Paulo.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.