Número de cervejarias artesanais cai pela segunda vez na história dos Estados Unidos

Imagem: Carlos Felipe/Catalisi

Após décadas de sucesso meteórico, 2024 marcou a segunda vez na história que o número de cervejarias artesanais independentes caiu nos EUA

Dados da Brewers Association  (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais norte-americanas pequenas e independentes (definidas aqui) – reportaram que em 2024 o número de cervejarias artesanais que fecharam superou o número de cervejarias que abriram no país, algo que só havia ocorrido em 2005.

Os dados são contabilizados desde os anos 1970 quando a chamada revolução da cerveja artesanal deu seus primeiros passos nos EUA e evidenciam uma estagnação deste mercado que tem enfrentado uma série de desafios num estágio mais maduro.

Ao logo dos últimos 50 anos a indústria de cerveja artesanal dos Estados Unidos foi muito bem sucedida com diferentes gerações e ondas de inovações que ampliaram tanto o número de cervejarias independentes em operação quanto o público consumidor, passando a ocupar uma fatia de mais de 20% do valor em vendas do mercado total de cerveja norte-americano.

Porém, recentemente este mercado tem sentido de perto uma maior gama de desafios. Tem sido mais difícil engajar gerações mais jovens dentro do público consumidor de cervejarias artesanais, hábitos de vida nos EUA foram fortemente modificados com menos pessoas frequentando as ruas por lazer ou por trabalho e além disso a concorrência de destilados, vinhos e drinks prontos tem sido muito mais intensa no mercado de bebidas alcoólicas.


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No ano de 2024 a BA monitorou 335 aberturas de novas cervejarias e o fechamento de 399, deixando um saldo negativo de 64 cervejarias.

Mesmo assim os EUA exibem a impressionante marca de 9.736 cervejarias artesanais independentes em operação, empregando 460 mil pessoas. No entanto, dado a dinâmica do mercado atual o país dificimente alcançará a marca icônica de 10 mil cervejarias artesanais num futuro próximo.

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A BA ressaltou que apesar da leve queda, o número de cervejarias que fechou em 2024 ainda continua um pequeno percentual do total de cervejarias em operação.

““Cervejarias artesanais vêm passando por um doloroso período de racionalização, pois o crescimento da demanda diminuiu e os varejistas e distribuidores buscam simplificar suas ofertas ou adicionar opções de sabor e variedade fora do segmento da cerveja artesanal”, disse  Bart Watson ,que recentemente se tornou o novo presidente da Brewers Association.

“Dito isso, as cervejarias reagiram a essas mudanças concentrando-se na distribuição própria, continuando a inovar em seus taprooms e brewpubs, criando grupos e parcerias e oferecendo uma gama mais ampla de bebidas em seus portfólios.” complementou Watson sobre o tema.

O mercado para cervejarias artesanais vem apresentando uma desaceleração mais acentuada nos últimos anos, período que foi impactado adicionalmente pela pandemia da COVID-19 que se refletiu em uma queda persistente de vendas de cervejarias artesanais em especial em canais do varejo.

Ao longo deste tempo o mercado total de cerveja nos EUA, incluido as marcas de grandes conglomerados, registrou quedas sucessivas numa extensão maior do que o da cerveja artesanal, fazendo que o market share de cervejarias artesanais independentes ainda conseguisse se ampliar durante esta fase.

Todos esses obstáculos têm feito com que cervejarias modiquem seu modelo de negócios e estratégias. Muitas tem priorizado vendas diretas para não se exporem tanto a competição do lado da distribuição e outras tem ampliado a produção de novos produtos como Hard Seltzer, drinks prontos e cerveja sem álcool.

Outra evidência da desaceleração do segmento foi a venda parcial ou total de marcas de cerveja artesanal que haviam sido adquiridos por grandes conglomerados como a AB InBev e a Constellation Brands, que passaram a concentrar investimentos em outras partes de seu portifólio.

Apesar das dificuldades o mercado para cervejarias artesanais é muito estabelecido nos Estados Unidos e o estado atual aproximou o segmento da realidade de qualquer outro formado por pequenas e médias empresas norte-americanas.

Ou seja, a realidade experimentada pelo segmento da cerveja artesanal ao longo das décadas anteriores foi algo realmente fora da curva de normalidade para pequenos negócios, se tornando um caso espetacular da criação de um mercado a partir de pequenas empresas.

Com um volume de incertezas muito maior do que o habitual, o segmento de cervejarias artesanais dos EUA terá de enfrentar muitos desafios para que possa retornar a algum tipo de crescimento, algo que deverá guiar o trabalho de Bart Watson em seu mandato dentro da Brewers Association.

“Os cervejeiros estão enfrentando desafios críticos na encruzilhada de um ambiente de alto custo combinado com crescimento lento. Para crescer em 2025, os cervejeiros devem fazer o que fazem de melhor: adaptar-se. Eles também precisarão continuar a trabalhar duro para encontrar maneiras de contar sua história e diferenciar suas marcas da concorrência.” disse Watson junto a publicação de dados da associação.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.