Overhop abre brewpub de R$ 1 milhão na cidade do Rio de Janeiro

A cervejaria carioca Overhop abre brewpub no Rio de Janeiro e passa a contar com microprodução própria na cidade

A cervejaria Overhop já opera desde o fim do segundo semestre deste ano o seu próprio brewpub na capital do Rio de Janeiro, em local que antes funcionava o bar da marca, inaugurado no início de 2019

O brewpub é a primeira cervejaria própria da marca no Brasil, que produz a maior parte de sua cerveja de forma terceirizada. Além disso, a marca Overhop conta fábrica própria no Canadá inaugurada ano passado.

O investimento da Overhop na construção da cervejaria foi de R$ 1 milhão de reais e a casa se tornou o oitavo brewpub existente na cidade do Rio, sendo o segundo do bairro de Botafogo localizado na zona sul carioca.

A capacidade de produção da cervejaria é de cerca de 4 mil litros por mês fornecendo cerveja para o taprrom anexo e também barris para venda regional e growlers para sistema de máquinas de autosserviço presentes em condomínios da cidade.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


Brasil ultrapassa o número de 1.500 cervejarias em 2021


Com o brewpub a Overhop passará a combinar sua produção terceirizada de latas e garrafas para uma distribuição mais abrangente com a do brewpub que produzirá latas e barris para venda direta no local, além também de atender bares da região, e-commerce e clube de assinaturas.

“A ideia é continuar recebendo visitantes na OverHop para consumo local, mas também estaremos com a casa apta a envasar o volume produzido em lata e vender para bares parceiros. Trabalhar nesse modelo híbrido é praticamente ter a certeza de vender toda a produção mensal. Paralelo a isso, manteremos a produção da linha comercial (garrafas) e os lançamentos em lata no modelo de produção terceirizada.” comentou Rodrigo Baruffaldi, sócio-fundador da marca, enquanto o brewpub ainda estava em construção..

Modelo de negócio da Overhop está evoluindo ao longo dos anos

A Overhop têm apresentado uma trajetória de evolução do seu modelo de negócios semelhante a de outras cervejarias iniciadas na metade dos anos 2010 no eixo Rio-São Paulo.

Um portfólio focado em cervejas do estilo New England IPAs produzindo de forma terceirizada com posterior combinação da terceirização com pequena produção em brewpubs próprios, uma tônica que esteve muito mais presente na cidade de São Paulo

A Overhop soma ainda este modelo a presença de uma cervejaria fora do país, a Overhop Canada que é uma empresa independente da brasileira, porém que compartilha a propriedade intelectual da marca Overhop e possui um acordo de desenvolvimento mútuo da mesma.

Os canais de venda da Overhop combinam tanto pequenas lojas especializadas quanto algumas redes de varejo de maior porte, enquanto também cria uma parcela de venda direta no brewpub e também através de uma rede de máquinas próprias de autosserviço 24 horas que foram alvo de publicação anterior na Catalisi.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.