Overhop inicia operação de sua fábrica no Canadá

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Overhop, marca de cerveja artesanal carioca, começa as vendas dos produtos de sua fábrica construída no Canadá

A cervejaria artesanal carioca Overhop iniciou as vendas da primeira produção de sua fábrica construída recentemente no Canadá.

A marca de cervejas Overhop foi lançada em 2016 no Rio de Janeiro através de produção terceirizada, onde com poucos meses de mercado se destacou com premiações no festival Mondial de la Biere, sendo uma delas com uma das primeiras NE IPAS do Brasil.

Pouco tempos depois a cervejaria teve oportunidade de participar do mesmo evento, só que no Canadá, país originário do festival.

A boa receptividade aos produtos e o fato de parte de seus sócios estarem emigrando para Toronto foi vista como uma oportunidade de internacionalização da marca carioca que passou a terceirizar a produção de cervejas numa cervejaria em Montreal.


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Com isso nasceu a Overhop Canada uma empresa independente da brasileira porém que compartilha a propriedade intelectual da marca Overhop e possui um acordo de desenvolvimento mútuo da mesma.

Com o avanço da demanda da cervejaria no Canadá mais um passo foi dado com a construção da cervejaria própria da marca no país uma área de cerca de 550 metros quadrados, que acaba de entrar em operação comercial. A unidade de produção possui uma loja própria com latas e futuramente também contará com um taproom para serviço de torneiras.

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De acordo com a publicação Canada Français a fábrica foi projetada para uma capacidade de produção inicial de 16 mil litros por mês. A Overhop possui 16 cervejas lançadas no país e pretende operar com um portfólio que contemple 6 cervejas com disponibilidade simultânea.

O projeto de internacionalização serve de mais uma demonstração de como o segmento das cervejas artesanais, apesar de ser um mercado de nicho, possui uma linguagem já muito globalizada e que esse potencial de aceitação permite conectar com a mesma marca públicos diferentes como os do Rio e de Quebéc no Canadá.

A devoção ao lúpulo, uma identidade visual que combina entretenimento com atitude e comunicação planejada, mas distante de um tom corporativo já são elementos facilmente entendidos e compartilhados pelos fãs da cultura mais contemporânea de cerveja em diversos lugares do mundo e possui combinações que permitem uma variedade de posicionamentos dentro do segmento.

A trajetória da Overhop se mostra um ótimo estudo de caso, pois apresenta mais uma vez a capacidade de evolução de modelos de negócios na cerveja artesanal, onde uma série de pequenos detalhes coordenados permitiram a evolução da marca que foi sabendo ler o mercado onde atua e se posicionar de forma contínua dentro dele.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.