Overhop investe R$ 1 milhão para criar brewpub no Rio

A cervejaria carioca Overhop está construindo um brewpub no local que anteriormente abrigava o seu bar na capital do Rio.

A cervejaria Overhop divulgou que está construindo um brewpub na capital do Rio de Janeiro, no local que antes funcionava como bar da marca inaugurado no início de 2019

O brewpub se tornará também a primeira cervejaria própria da marca no Brasil. A Overhop até hoje só produzia através de modelo de terceirização e além disso conta uma fábrica da marca inaugurada no Canadá no ano passado

O investimento da Overhop na construção da cervejaria foi de R$ 1 milhão de reais e a casa se tornará o quarto brewpub existente na cidade do Rio. O bar da Overhop que será convertido em brewpub fica localizado em Botafogo, um bairro da zona sul carioca

Aa capacidade de produção da cervejaria será de 4 mil litros por mês e a perspectiva é que a abertura do espaço, que se encontra fechado para obras, ocorra em setembro deste ano.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Com o brewpub a Overhop passará a combinar sua produção terceirizada de latas e garrafas para uma distribuição mais abrangente com a do brewpub que produzirá latas e barris para venda direta no local, além também de atender bares da região, e-commerce e clube de assinaturas.

“A ideia é continuar recebendo visitantes na OverHop para consumo local, mas também estaremos com a casa apta a envasar o volume produzido em lata e vender para bares parceiros. Trabalhar nesse modelo híbrido é praticamente ter a certeza de vender toda a produção mensal. Paralelo a isso, manteremos a produção da linha comercial (garrafas) e os lançamentos em lata no modelo de produção terceirizada.” comentou Rodrigo Baruffaldi, sócio-fundador da marca.

Modelo de negócio da Cervejaria Overhop está mudando com o tempo

A Overhop têm seguido uma trajetória de evolução do modelo de negócios com semelhança a de outras cervejarias originadas na metade dos anos 2010 no eixo Rio-São Paulo.

Algumas dessas marcas tiveram início muito ligado a um portfólio recheado de cervejas do estilo New England IPAs produzindo de forma terceirizada e posteriormente passaram a combinar terceirização com pequena produção em brewpubs própios.

A Overhop soma ainda este modelo a presença de uma cervejaria fora do país, a Overhop Canada que é uma empresa independente da brasileira, porém que compartilha a propriedade intelectual da marca Overhop e possui um acordo de desenvolvimento mútuo da mesma.

A ideia de possuir um brewpub já era algo que a marca possuía de início, porém ganhou maior viabilidade recentemente devido a questões regulatória municipais.

“Quando inauguramos o bar, já tínhamos a ideia do Brewpub, mas a cidade do Rio de Janeiro não liberava o alvará para aquela região. De lá para cá, a prefeitura passou a entender esse modelo de negócios e todos os benefícios que ele pode trazer para a cidade, como geração de empregos e turismo.” disse Baruffaldi.

Com o brewpub a Overhop possuirá um espaço que permitirá produções com foco experimental onde poderá contar com respostas diretas do público para uma possível busca de escala num momento seguinte.

“Não temos dúvida que será um grande laboratório para nós. Um equipamento pequeno possibilita aumentarmos de maneira exponencial a criatividade na elaboração das receitas, estreita o relacionamento com o nosso público e incrementa o turismo cervejeiro.” comentou o fundador da Overhop sobre as novas possibilidades.

Interessante perceber que o brewpub da Overhop já nascerá com infra-estrutura para produção de latas, algo que se tornou uma grande tendência para o modelo mais recentemente numa adaptação ao mercado durante a pandemia.

De acordo com ´último Anuário da Cerveja do Brasil, publicado recentemente a cidade do Rio de Janeiro atingiu o número de 14 cervejarias registradas um crescimento de 180% se comparando com o número de cervejarias registradas em 2017 na cidade.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.