Prefeitura de Porto Alegre investirá mais de R$100 mil para promover cervejarias locais

Prefeitura de Porto Alegre cria campanha para divulgação e fortalecimento de cervejarias artesanais locais da capital gaúcha

A prefeitura de Porto Alegre lançou no início de novembro uma campanha que busca incentivar a população da cidade a reconhecer e consumir cervejas artesanais locais.

Fruto da parceria do poder público com a Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, a iniciativa trará mais desenvolvimento e consolidação deste segmento como referência estadual e nacional na produção de cervejas. 

Porto Alegre é a segunda cidade em número de cervejarias do Brasil, como destacou o último Anuário da Cerveja publicado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) este ano.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destaca que esta parceria entre o poder público e a iniciativa privada busca potencializar um valor que a cidade possui.


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“Nossa gestão acredita no desenvolvimento econômico e no empreendedorismo para melhorar a vida da cidade e das pessoas” declarou Melo.

A prefeitura destaca que a mudança no plano diretor da cidade, com regras específicas para o 4º Distrito, onde muitas das novas microcervejarias da cidade se localizam, deverá atrair novos investimentos.

Segundo o prefeito, potencializar o empreendedorismo é uma forma de fortalecer o setor. Nesta primeira etapa, o recurso foi aplicado na criação e desenvolvimento do conceito (Capital Trilegal da Cerveja), da marca, mídia e de produtos. Uma segunda etapa da campanha deve ser lançada em março. Por definição do prefeito e do vice-prefeito, será aplicado mais R$ 100 mil.

Campanha da prefeitura promoverá microcervejarias em mídias sociais e também de rua

“O apoio do poder público, através da Campanha Polo Cervejeiro, vem para ressaltar esse protagonismo, fortalecendo o setor e desenvolvendo a cidade através do turismo, geração de empregos e renda”, destacou Gustavo Cunha, representante da Associação Gaúcha de Microcevejarias.

A primeira fase da campanha contará com ações nas redes sociais e mídia programática. Elementos de mídia de rua também fazem parte da ação, que contará com peças de Out of Home (OOH), divulgando a campanha em 11 outdoors digitais, cem placas de rua (estáticas e digitais), 11 bancas de revistas e duas empenas gigantes.

A segunda fase da campanha, que será realizada a partir de março de 2023, prevê o investimento de mais R$ 100 mil pela prefeitura, que então divulgará a campanha nos veículos de comunicação com alcance estadual, e também contará com ação de “influencers digitais”. Na terceira fase, em novembro, será criado um portal das cervejarias e intervenções urbanas com a logomarca da campanha.

Ação conjunta de microcervejarias independentes é fundamental para expansão da categoria

Uma ferramental fundamental para ampliação da relevância de microcervejarias em suas regiões de operação são ações articuladas de longo prazo para promoção de seu trabalho em relação ao público.

Diferente de marcas pertencentes ao grandes conglomerados, a ação promocional de pequenas cervejarias é infinitamente mais limitada e a conscientização do valor do “Beba Local” de pequenas cervejarias é algo gradual que precisa ser buscado com continuidade até que se forme uma fatia de público relevante para manutenção do segmento.

Por isso é tão importante o trabalho de associações regionais que busquem coordenar e defender os interesses de pequenas cervejarias permitindo um diálogo com diferentes entes da esferas pública e privada

Exemplos de diferentes regiões dos EUA que conseguiram implementar políticas semelhantes existem há alguns anos e são responsáveis por movimentar economias regionais gerando empregos e movimentando diferentes setores da gastronomia ao turismo.

Se movimentando nesta direção, a cidade de Porto Alegre, que durante anos foi o município do Brasil com o maior número de cervejarias, dá um indicativo de apoio ao setor que deverá aprimorado para gerar sucesso ao longo do tempo

Os LayBack Parks são os principais consumidores da marca gerando cerca de 840 mil litros de cerveja por ano.

A LayBack coloca como próximos passos uma dedicação para expansão via varejo, algo que é mais moroso do que as vendas diretas e também o início de implantação de LayBack Parks em outros locais do mundo comoEUA, Europa e Indonésia.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.