Senado aprova Reforma Tributária incluindo benefício fiscal para microcervejarias artesanais

Imagem: Catalisi

A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – celebra avanço para microcervejarias na Reforma Tributária

Em uma importante vitória da Abracerva, o Senado Federal aprovou texto da Reforma Tributária incluindo redação que torna a alíquota do imposto seletivo progressiva de acordo com o volume de produção.

Agora após essa aprovação no Senado a matéria retorna para a Câmara dos Deputados para validação na etapa seguinte da regulamentação que tem motivado discussões entre congressistas e os produtores de bebidas alcoólicas.

A Reforma Tributária tem por objetivo reconfigurar a estrutura tributária do país e levou a movimentação de diferentes grupos econômicos para defesa de interesses junto ao congresso.

No setor de bebidas alcoólicas produtores de vinhos, destilados e cerveja levaram suas respectivas posições sobre os caminhos que a reforma poderia ganhar de forma a não prejudicar a dinâmica de cada desses mercados.


Leia mais:

Microcervejarias do Paraná ganham redução tribut´ria no ICMS


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal está desde 2020 construindo e comunicando a posição de microcervejarias independentes sobre os impactos da reforma tributária sobre o segmento.

A entidade acompanhou com alívio a aprovação de três pontos fundamentais para a sobrevivência dos pequenos produtores da bebida dentro das discussões da regulamentação da Reforma Tributária no Senado.

Foram contemplados alíquotas progressivas em virtude do teor alcoólico, alíquotas escalonadas no período de transição para que não haja aumento de carga tributária e, principalmente, tratamento diferenciado para produtores de bebidas alcoólicas com alíquotas progressivas, no âmbito do Imposto Seletivo, em função do volume de produção e categoria de produto.

“Os congressistas foram sensíveis com a necessidade de um sistema tributário mais justo e simplificado que ao mesmo tempo não inviabilize a continuidade e o investimento dos pequenos negócios”, comemora o presidente da entidade Gilberto Tarantino.

A nova legislação entra em testes em 2026 e a transição tem início em 2027 e termina em 2033.

Substituição Tributária

A reforma prevê o fim de diversos tributos, dentre eles o ICMS, que serão substituídos por dois impostos sobre valor agregado, IBS (estadual) e CBS (federal), além do Imposto Seletivo.

A expectativa dos tributaristas era que, com a extinção do ICMS, terminaria também o regime de Substituição Tributária que torna complexa apuração dos impostos e exige grande esforço de caixa para pequenas cervejarias que são responsável pelo pagamento do imposto por toda a cadeia.

Entretanto, durante a votação do projeto no Senado foi apresentada uma emenda ao texto original com o objetivo de instituir o regime de Substituição Tributária sobre os novos impostos.

De autoria do Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) a emenda atende demanda do Fórum de Governadores que não querem perder arrecadação do ICMS-ST.

Reforma Tributária retorna para a Câmara dos Deputados

A regulamentação da Reforma Tributária, por ser um Projeto de Lei Complementar, precisa tramitar nas duas casas de lei, Câmara e Senado. Como os trabalhos começaram na Câmara dos Deputados e houve alterações substanciais no Senado, a matéria volta para a Câmara para ser novamente validada antes de seguir para sanção do Poder Executivo.

“Estamos desde 2023 acompanhando as discussões sobre a reforma e diante disso temos direcionado para este tema as atividades do Grupo de Trabalho sobre Tributação da Câmara Setorial da Cerveja do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento)”, explica Tarantino, que desde março deste ano também preside a Câmara Setorial.

“Este ano estive mais de 30 vezes em Brasília e como a matéria agora volta para a Câmara, vamos continuar trabalhando no sentido de manter as conquistas no texto atual e sensibilizar os deputados para que retirem a emenda sobre a Substituição Tributária que foi incluída no Senado”, completa ele.

Sobre a Abracerva

A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira.

É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento.

A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.