Para comemorar os seus dois anos de vida, a Soma Cervejaria – nascida e criada na cidade de São Paulo durante a pandemia – lança um novo projeto que ampliará sua possibilidade de produção de novos produtos com a compra de barricas, e envase em lata.
O investimento em barricas de madeira permitirá a produção escalonada de cervejas de guarda, permitindo que a cervejaria passe a contar com rótulos de cerveja de maior complexidade.
Seis barricas de Carvalho americano, de segundo uso, têm como procedência produtores brasileiros de rum e whisky. Em duas delas já há produção dos novos rótulos: uma russian imperial stout e uma american barley wine que devem evoluir de 8 a 12 meses antes de serem envasadas em garrafas para guarda.
A Soma Cervejaria iniciou suas atividades durante a pandemia, algo inesperado após seu período de planejamento, uma vez que o empreendimento foi planejado com foco na venda direta com funcionamento num modelo de brewpub.
Leia mais:
Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021
O que é um brewpub / taproom / tasting room?
A solução emergencial foi inaugurar a casa com funcionamento num modelo de takeaway e delivery com as restrições impostas pela pandemia.
“Nosso planejamento era abrir em março de 2020, porém logo veio o Lockdown. De lá pra cá, os desafios foram bem diferentes. No início era difícil ter qualquer tipo de planejamento, seja de estoque, ou de equipe, pois, a cada semana que passava, ficávamos na expectativa das decisões do Governo sobre as restrições.” comentou Fabiano Miyahira, um dos sócios da Soma.
Agora, o desafio da cervejaria está sendo tentar entender o novo padrão de comportamento dos clientes pós pandemia, que foram influenciados pela reclusão e também pela economia do país e do mundo, além de inovar para se manter dentro do mercado.
A SOMA Cervejaria funciona com 15 taps, sendo um deles com gin & tônica artesanal e promove atrações de entretenimento com destaque para programações musicais.
A casa ocupa um espaço de 300 metros quadrados com capacidade de 120 pessoas sentadas, possuindo uma área interna e também um deck externo.
Com investimento em latas a cervejaria passa a poder manter o delivery de forma mais robusta para a entrega de cervejas entregando uma embalagem com a marca da Soma para seus clientes.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.