Michel Doukeris é o executivo brasileiro que assumiu o comando da gigante AB InBev, maior grupo cervejeiro do mundo, ao final de 2021, após a saída do também brasileiro Carlos Brito que comandou a companhia por 16 anos.
Doukeris que já trabalha dentro da AB Inbev (que é a holding da Ambev no Brasil) há vários anos se destacou internamente após internacionalizar com grande sucesso marcas da companhia como a cerveja Budweiser dentro do mercado chinês, enquanto comandava o braço da empresa na China.
O desempenho em vendas da Budweiser cresceu a ponto da marca se tornar mais vendida na China do que nos EUA em 2018.
O sucesso da introdução e expansão de Bud no mercado chinês ajudaram Doukeris a ser alçado para o comando global da empresa onde está implementando um novo estilo de gestão a uma companhia acostumada a crescer através de muitas aquisições alavancadas por dívidas.
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Nessa nova fase, a AB InBev sob o comando de Doukeris tem buscado estender o sucesso de trabalhos já presentes na na trajetória da empresa e gerenciar a evolução de inovações ligadas a produtos e também a cadeia comercial da gigante.
Em entrevista para o Financial Times Doukeris compartilhou sua visão sobre diferentes assuntos, destacando quatro pontos que segundo ele serão direcionadores importantes para o mercado de bebidas e também para a AB InBev nos próximos 10 anos.
O primeiro ponto é que a tendência de “premiunização” onde consumidores vão ao longo do tempo trocando opções mais baratos por outros mais caros irá continuar e a AB InBev buscará ir adiante nesta direção.
Em segundo lugar, as categorias de cervejas, vinhos, destilados vão se confundir cada vez mais, abrindo oportunidade para cada vez mais inovações de produto, bem como o aumento da busca por opções sem álcool ou de baixo teor alcoólico.
Como terceiro destaque para Doukeris está tendência em explorar oportunidades na digitalização na relação com lojas, bares, restaurantes e consumidores finais.
Essa parte do negócio já vem sendo escalado com diferentes trabalhos da AB InBev pelo mundo, no caso do Brasil a Ambev tem utilizado a plataforma Bees para servir como plataforma de vendas de outras empresas para pequenos estabelecimentos. Em vendas para pessoas físicas a empresa utiliza o Zé Delivery como um canal de vendas digitais utilizando o estoque de empresas de varejo e pequenos distribuidores.
Como quarto ponto Doukeris destaca que a maior expansão da AB InBev se dará em mercados menos saturados como América Latina, África Índia e China, onde a companhia já se encontra bem posicionada para capitalizar nessas oportunidades.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.