A cervejaria carioca Three Monkeys está assumindo o antigo brewpub Narreal que operava na zona sul da cidade do Rio de Janeiro ganhando ao mesmo tempo sua primeira unidade de produção e também seu primeiro bar da marca.
O movimento marca uma mudança no modelo de negócio inicial da Three Monkeys que desde 2013 atua exclusivamente com terceirização de sua produção, e agora passará a ter uma produção parcial própria.
A cervejaria que já produziu 52 cervejas entre seu portfólio fixo, sazonais e colaborativas, começou sua trajetória em 2013 com o lançamento de sua Golden Ale com inspiração belga, mas que ganhou alma carioca com redução de seu dulçor e potência alcoólica.
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O movimento marca uma mudança no modelo de negócio inicial da Three Monkeys que desde 2013 atua exclusivamente com terceirização de sua produção, e agora passará a ter uma produção parcial própria.
O novo brewpub da Three Monkeys vai se chamar Three Monkeys House e o resultado da associação dos sócios do antigo brewpub Narreal ao sócios da Three Monkeys no novo empreendimento.
O Narreal foi um brewpub que foi inaugurado em 2019 na zona sul carioca num casarão de 514 metros quadrados equipado com 30 torneiras em sistema de autosserviço.
A cervejaria do brewpub tem capacidade para produzir cerca de 6 mil litros por mês que vão ser dedicados as marcas da Three Monkeys em especial as suas cervejas sazonais.
O estrutura do brewpub está sendo adaptada para refletir a marca da Three Monkeys, cardápio e programação de eventos também estão sendo renovados.
“A fábrica e a casa passaram por reformas estruturais e arquitetônicas para ficarem com a cara da Three Monkeys e o cardápio e a carta de drinks foram repensadas com uma chefe e com uma bartender para fazer uma integração com o universo da cerveja” comentou Rogério Donato, diretor de vendas da Three Monkeys
Modelos com venda direta como brewpubs costumam ser muito mais atrativos para pequenas produções de cerveja, desde que consigam combinar lotação e ticket médio favorável para gerar margens, sem necessidade de revenda e gastos com distribuição.
Atuando há 10 anos no modelo de produção terceirizada a Three Monkeys irá manter a linha fixa de seu portfolio, de distribuição mais ampla, neste formato e passará a focar a produção das seus rótulos sazonais no brewpub.
As sazonais da Three Monkeys produzidas no brewpub serão enlatadas de forma terceirizada, sendo transportadas para outra cervejaria para o processo.
Nos últimos anos a Three Monkeys promoveu um esforço de distribuição buscando criar uma presença em varejos de grande porte em estados para além do Rio de Janeiro, como Minas Gerais e também em São Paulo, conseguindo alcançar algum sucesso em relação ao crescimento de volume de vendas neste tipo de ambiente.
Um destaque da Three Monkeys dentro deste varejo de grande porte, que se tornou um local muito mais complexo para cervejarias independentes operarem recentemente, foi figurar com suas cervejas sours dentro destas praças, sendo as únicas deste tipo oferecidas dentre as cervejas artesanais oferecidos.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.