Heineken investe R$ 80 milhões para ampliar Heineken 0.0 no Brasil

Grupo HEINEKEN faz investimento em São Paulo para fortalecer expansão de mercado da categoria de cerveja 0.0 no Brasil

Dando continuidade aos investimentos anunciados no Estado de São Paulo nos últimos quatro anos, que já somam mais de R$ 2 bilhões, o Grupo HEINEKEN anuncia novo aporte na ordem de R$ 80 milhões para ampliar sua capacidade produtiva de Heineken 0.0 na cervejaria de Araraquara, em São Paulo, destacando a posição estratégica do estado para abastecimento da região sudeste.

A ampliação reflete o sucesso da categoria de cerveja sem álcool no Brasil, que já é o maior mercado da Heineken 0.0 no mundo, e reforça o compromisso da companhia de crescer de maneira sustentável, promovendo o consumo responsável de álcool, novas ocasiões de consumo e mais equilíbrio no dia a dia.

Em 2021, o Brasil se tornou o mercado que mais consome a versão zero álcool da marca Heineken® no mundo, o que reflete a boa aceitação do consumidor brasileiro com relação aos esforços da cervejaria para promover o consumo equilibrado e responsável de álcool.

No último mês, o lançamento, que faz parte de uma estratégia global da empresa que ocorreu em 11 países, recebeu menções do relatório trimestral da empresa por ter alcançando uma taxa de crescimento de dois dígitos nas vendas no país e agora notícias comentam que a capacidade de produção rótulo está chegando ao seu limite.

Presente em mais de 10 países a Heineken 0.0 foi um lançamento que a companhia holandesa realizou há cerca de 5 anos e tem atingido resultados muito satisfatórios no Brasil, mercado que já é o maior do mundo para a multinacional.


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As vendas de Heineken 0.0 já haviam chegado a bater no limite da produção brasileira em 2020 demonstrando o rápido avanço de demanda que o produto lançado no Brasil em 2019 ganhou no país.

“Temos registrado um forte crescimento no país e, por isso, sabemos da nossa responsabilidade em garantir que a relação com o nosso produto seja equilibrada e consciente. Até 2025, nossa expectativa é ter 100% dos nossos pontos de venda abastecidos com Heineken 0.0 para que os consumidores tenham a opção de tomar uma cerveja zero álcool sem abrir mão de qualidade e sabor, fomentando o consumo responsável”, explica o vice-presidente de Produção, Rodrigo Bressan.

O movimento em relação a opções sem álcool direcionadas para segmentos de maior valor agregado do mercado de cerveja no Brasil recentemente, ganharam também investimentos da Ambev de forma a disputar essa ocasião de consumo com sua concorrente

Investimentos da Heineken buscam mantém Brasil como protagonista

O aporte integra um amplo investimento da cervejaria no estado de São Paulo nos últimos quatro anos, que já ultrapassa a marca de R$ 2 bilhões nas cidades de Itu, Jacareí, Campos do Jordão e Araraquara, direcionados à expansão e aceleração da agenda ESG.

Os resultados globais da Heineken nos últimos anos tem destacado mercado brasileiro, cujo o crescimento tem sido fundamental para evolução de seu negócio.

“Queremos reforçar nosso compromisso não só com o Estado de São Paulo, mas com o Brasil, que é um mercado protagonista nos resultados globais da companhia e importante atuante na geração de emprego e renda no país. Acreditamos que uma agenda sustentável cada vez mais sólida é a chave para que todos, planeta e sociedade, possam crescer, se desenvolver e prosperar juntos”, finaliza Saulo Miguel, diretor regional da cervejaria.

A operação de Araraquara tem forte comprometimento com a agenda ESG do Grupo HEINEKEN, com metas alinhadas à estratégia global da companhia de garantir seu crescimento pautado nos compromissos socioambientais no país e recebeu no último ano investimentos para implementação de novas tecnologias para ganho de eficiência hídrica e energética, a exemplo das caldeiras de biomassa e redução no consumo de água por hectolitro produzido.

Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.