Vendas de cerveja alcançam 14,3 bilhões de litros no Brasil em 2021

Vendas de cerveja atingem maior patamar em 8 anos e faturamento cresce acima da média chegando a R$ 208 milhões

Levantamento realizado pela empresa de análise de mercado Euromonitor relatou que as vendas de cerveja no Brasil em 2021 atingiram seu maior patamar em, ao menos, oito anos chegando a 14,3 bilhões de litros.

A análise, realizada a pedido do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja  (Sindcerv), associação que congrega Ambev e Heineken, revela dados interessantes principalmente porque grandes vetores da venda de cerveja não tiveram em plena ocorrência no ano passado como festivais de música e grandes festas como o carnaval.

O patamar de 14,3 bilhões de litros representa um crescimento de 7,4% sobre 2020 que, por sua vez, já havia representado um crescimento de 5,4% sobre 2019.

Em grande parte este crescimento pode se dever a expansão de vendas da Ambev no ano passado. A gigante publicou em balanços do ano passado uma série recorde de vendas no terceiro trimestre, fruto de uma estratégia que conseguiu superar os impactos provocados pela pandemia na cadeia de suprimento do segmento cervejeiro.


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“O avanço ocorreu em mais um ano desafiador para a indústria, marcado por um cenário econômico de alta nos juros, queda do Produto Interno Bruto, mudança no hábito dos consumidores e incertezas do rumo da pandemia de COVID-19.” comenta o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky.

Faturamento da cerveja em 2021 cresceu acima do volume de vendas

Mais um dado que chama atenção no levantamento da Euromonitor é que o crescimento do faturamento das vendas de cerveja no Brasil foram acima do crescimento em volume da bebida vendida e também da inflação relativa a bebida

A projeção das vendas no varejo apresentou alta de aproximadamente 11% (o aumento de preços relativo a cerveja em 2021 foi de cerca de 7,8%) em comparação a 2020 totalizando R$ 208,8 bilhões ante R$ 184,5 bilhões , no ano anterior.

O aumento de faturamento acima do crescimento em volume e da inflação mostra uma tendência de migração para produtos mais caros, , impulsionado pela força das cervejas premium entre os consumidores, que tem sido o segmento de maior crescimento dentro do mercado cervejeiro nacional.

O aumento do segmento de cervejas premium no Brasil tem atraído diferentes players internacionais, sendo os destaques do ano passado a cervejaria espanhola Estrella Galícia, que está construindo uma fábrica no Brasil, e investimentos da Coca Cola no setor, buscando crescer em participação dentro dessa faixa do mercado de cerveja.

Um outro destaque mencionado no levantamento foi o aumento do consumo de cervejas não-alcoólicas no país que deram salto de 30% em volume.

Os dados da Euromonitor revelam, no entanto, que as marcas de maior volume de vendas no país permanecem as mesmas, Skol e Brahma, e são seguidas por Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.