O Grupo Petrópolis, terceira maior companhia do setor cervejeiro do Brasil e dono de marcas como Itaipava, Black Princess e Petra está ampliando seu portfólio de cervejas premium com o lançamento de Vold X.
A nova cerveja foi desenhada para que a Petrópolis se insira no mercado de cervejas premium sem glúten, um nicho que vem crescendo no mercado brasileiro nos últimos anos.
A Vold X é uma cerveja premium puro malte sem glúten, do estilo American Lager produzida com lúpulos nobres alemães, que garantem seu amargor e ressaltam notas herbais e cítricas.
O produto possui 5% de álcool e IBU 12 (índice internacional que mede o amargor das cervejas), o que lhe confere um equilíbrio entre corpo e amargor.
.
Leia mais:
A ascenção de qualidade do lúpulo brasileiro
Número de cervejarias no Brasil ultrapassa 1.700 unidades em 2023
O lançamento busca capitalizar sobre a crescente demanda de consumidores que buscam por produtos sem glúten, um mercado muito associado a questões de saudabilidade que vêm ampliando seu campo de interesse no Brasil e no mundo.
A demanda por cervejas premium sem glúten acaba por criar um nicho especializado de cervejas premium que é o segmento que tem servido de alavanca de de diversificação de produtos no mercado brasileiro.
A Ambev investiu nas marcas Michelob Ultra e Stella Artois Pure Gold, enquanto a Heineken conta com a Amstel Ultra para este segmento.
A Vold X chega para complementar o portfólio de cervejas premium da Petrópolis que já conta com marcas como Petra, Black Princess e Cacildis.
A Vold X é uma cerveja encorpado, com amargor presente e boa formação espuma, algo incomum no segmento de cervejas sem glúten.
As características sensoriais da Vold X favorecem que ela seja harmonizada com comidas, o que se torna um atrativo adicional.
O nome do novo rótulo Vold X foi inspirado em pesquisa com consumidores jovens de cerveja, público alvo para o produto, que chamam a cerveja de escolha de “X” dada a variedade de marcas atuais, com isso apostaram na expressão “Vou de X” para o lançamento.
O lançamento será inicialmente produzido na fábrica da Petrópolis em Uberaba, Minas Gerais, a mais nova da companhia e moderna da companhia.
Vold X chega ao mercado com duas opções de embalagem: lata de 269 ml e long neck de 250 ml e estará disponível no grande varejo em breve com preços que variam entre R$ 4,99 e R$ 5,99.
As campanhas publicitárias do lançamento terão foco em canais digitais se alinhando também ao público alvo desejado, além de também do marketing em pontos de venda.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.