O Zé Delivery, sistema de delivery da Ambev bateu novo recorde de vendas e de usuários ativos no fim de 2023, mais especificamente durante a Black Friday em novembro, através de uma ativação especial desenhada para a data.
O aplicativo, que foi um desenvolvimento da empresa iniciado em 2014, cresceu de forma meteórica nos últimos anos e se tornou um dos principais canais de venda da gigante de bebidas.
Novembro ficou marcado para o Zé Delivery com um recorde históricos de vendas e de usuários. O GMV (valor transacionado dentro da plataforma) do Zé Delivery cresceu 22% no mês, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Só na sexta-feira de Black Friday (24/11) o crescimento do GMV foi de 70%.
O app superou também o número de usuários ativos na plataforma: 5,6 milhões de consumidores durante novembro, cerca de 4% acima do nível histórico atingido pelo serviço durante a Copa do Mundo de 2022 que havia estabelecido o recorde anterior.
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Para alcançar o resultado no fim de 2023, o Zé Delivery lançou durante o mês uma série de descontos em produtos como cervejas, vinhos e destilados e também ofereceu aos usuários que compraram durante a Black Friday cashback de 50% para gastar durante esta semana.
Com a estratégia de cashback, o aplicativo, além de atrair o público com a percepção de menor preço pago, consegue assegurar um uso continuado da plataforma por esses mesmos usuários, o que contribui para que eles se familiarizem e ganhem a percepção de conveniência da ferramenta para utilizações futuras.
Além do crescimento no número de vendas, a Ambev tem conseguido ampliar o tíquete médio dos pedidos no Zé Delivery, que subiu 12% no terceiro trimestre de 2023. O aplicativo já conta operações em mais de 200 cidades no país.
Além das cervejas, subiu muito a procura por destilados. Na sexta-feira da Black Friday, as vendas da categoria foram 72% maiores comparando com a data no ano anterior. Gin e uísque foram destaques, com aumento de 70% e 131%, respectivamente.
Uma novidade foi o lançamento em São Paulo de um novo modal de entrega: o NextDay Delivery, onde os produtos tem um desconto extra e taxa de entrega mais barata. Em Novembro, esse modal já representou 2,5% na área implementada
“Nossa campanha focou em lembrar o consumidor que ele poderia fazer seu estoque de bebidas para as festas de fim de ano com muito mais conveniência e conforto, sem filas nem tumulto, recebendo tudo na porta de casa”, avalia o VP do Zé Delivery, Fernando Mazzarolo.
A Ambev tem utilizado o Zé Delivery como um trunfo para a ampliação de vendas em épocas especiais. Isso já havia ocorrido durante a rezalização da última Copa do Mundo em 2022 e pode ser observado durante a Black Friday de 2023.
“Além de cerveja, que todos já conhecem, hoje temos mais de 100 marcas de diferentes indústrias, com opções que vão de destilados, vinhos e snacks até soluções completas para seu churrasco, como carvão e carnes.” complementou Mazzarolo
A venda de diferentes categorias de produtos através do Zé Delivery além de ampliar o faturamento, acaba por permitir a Ambev um maior conhecimento de hábitos de consumo de seus clientes permitindo a retroalimentação das mais diferentes estratégias de modo a explorar oportunidades.
O Zé Delivery, teve uma guinada de utilização a partir de 2020 quando as mudanças de hábito de consumo devido a pandemia encontraram a plataforma num estágio de desenvolvimento adequado para a sua expansão meteórica.
Desde então, o sistema digital de delivery da Ambev, que até se tornou um dos principais canais de venda da gigante que alavancou sua utilização por todo o país ampliando sua base de usuários.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.