Cervejaria Santa Catarina lança nova estratégia de vendas online

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A Cervejaria Santa Catarina, dona das marcas Coruja, Saint Beer e Barco lançou novo projeto para alavancar vendas online englobando site, consultores online e sistema de localização de cervejas

A Cervejaria Santa Catarina, com o propósito de consolidar suas estratégia de presença de múltiplos canais de comunicação e venda que foram impulsionados pelos desafios provocados pela pandemia, lançando o Programa Enche o Copo que inova nas maneiras de encontrar e comprar os produtos da cervejaria.

A cervejaria que conta com cerca de 40 rótulos de suas marcas Saint Beer, Coruja e Barco passa a contar com com canal digital para e-commerce com abrangência nacional, grupos de consultores para promover venda direta em diferentes regiões e uma ferramenta de localizador de cervejas online que se concentram no site Enche o Copo.

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A estratégia de utilização de equipe de consultores para venda direta foi inspirada em outros setores como cosmético e vestuário e em pouco mais de seis meses de operação na Cervejaria Santa Catarina esse canal de relacionamento de pessoa para pessoa já passou de 800 cadastrados e gerou um faturamento superior a R$ 1 milhão.

“Nosso foco está naquelas pessoas que buscam uma renda extra e como diferencial disponibilizamos o acesso a todos os nossos produtos e uma plataforma que facilita o processo de pedidos junto à fábrica. Para o consumidor final os valores das cervejas ficam bem atrativos em relação a outros pontos de venda, além de agregar o serviço de delivery”, explica o coordenador de Marketing da Cervejaria Santa Catarina, Laury von Mühlen.


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Os consultores contatam potenciais clientes da marca mostrando ofertas e agendando entregas, se tornando promotores das marcas da cervejaria. De acordo com a cervejaria os ganhos líquidos dos consultores conseguem alcançar entre 1 mil e 5 mil reais.

Inovações nos modelos da cadeia de operações de cervejaria, principalmente no que se refere a vendas online, se tornaram alavancas ainda mais importantes para nova realidade do mercado de cerveja com os efeitos da pandemia.

Entre as grandes cervejarias do país o Zé Delivery, da multinacional Ambev se tornou um caso de referência neste contexto, mas também microcervejarias estão se dedicando em aprimorar as estratégias para este tipo de cadeia.

Investimentos da Cervejaria Santa Catarina para vendas digitais inclui localizador de cervejas

O localizador de cervejas do site encontra consultores próximos da região do cliente que realizou a buscas, que ficam responsáveis por finalizar o contato promovendo os produtos da cervejaria.

No site encontre.encheocopo.com, o usuário pode ativar sua localização e ter acesso a um mapa com pontos de venda e poderá fazer contato com o consultor mais próximo em um raio de 30km.

Nas regiões onde há consultores cadastrados, o consumidor tem a opção de pedir o atendimento por WhatsApp, aguardar o contato e negociar pedido e entrega com o Consultor de Cerveja. “A ferramenta funciona como um “Uber” de cerveja, ou “AirBNB”, já que cada consultor tem sua forma de trabalhar e logística de entrega. A solução foi uma forma inovadora que encontramos de aproximar os fãs das marcas aos nossos produtos”, aponta o coordenador de Marketing da cervejaria.

A mais recente novidade, lançada em fevereiro, o e-commerce Enche o Copo tem o objetivo de oferecer ao consumidor final um canal direto com a fábrica, em especial aos que moram distantes de pontos de venda do produto ou de regiões ainda sem cobertura de consultores. No site loja.encheocopo.com os consumidores têm acesso a todos os rótulos de Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina com entrega em todo o território nacional.

Como a Catalisi destacou em sua análise sobre as perspectivas para o mercado de cerveja 2021 a dedicação a para que se aumente o nível de adaptação para as condições do mercado atual como as da Santa Catarina são iniciativas que devem ganhar espaço para equilibrar as vendas no médio prazo.

Sobre a Cervejaria Santa Catarina

Com sede em Forquilhinha-SC, a Cervejaria Santa Catarina está entre as maiores microcervejarias do Brasil. A empresa detentora das marcas Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina produz mensalmente cerca de 400 mil litros de cerveja, com quase 40 rótulos em linha.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas