Mondial de la Bière 2025 movimenta R$ 35,4 milhões e atinge recorde de 40 mil pessoas no Rio

Imagem: Divulgação

Festival consolida sua força como plataforma de negócios e cultura cervejeira no Brasil em meio a nova fase com gestão renovada e patrocínio inédito da Estrella Galicia


O Mondial de la Bière 2025 confirmou sua posição como motor cultural e turístico do Rio de Janeiro, e também reforçou seu papel como plataforma estratégica de negócios, incluindo iniciativas como a Rua da Cerveja, criando ativações para diferentres marcas e inaugurando uma nova etapa sob gestão renovada, com o patrocínio master da Estrella Galicia.

O festival encerrou sua edição no Rio de Janeiro batendo recordes e reforçando sua relevância como grande evento da cidade. A edição de 2025 atraiu mais de 40 mil pessoas, crescimento de 10% em relação ao ano anterior, e gerou um impacto total R$ 35,4 milhões na economia da cidade, montante que inclui ingressos, consumação e outros fatores atrelados ao evento.

Impacto econômico e geração de negócios

O montante movimentado abrange ingressos, consumo no festival, gastos de turistas e investimentos de organizadores e marcas, além do efeito indireto em setores como hotelaria, bares, restaurantes e transporte. O resultado consolida o Mondial como o maior festival de cervejas artesanais da América Latina e um dos principais eventos culturais do calendário carioca.

“O Mondial não é apenas um encontro de apaixonados por cerveja. É uma plataforma viva, que movimenta a economia, fomenta cultura e gera conexões reais entre marcas e público”, afirmou Gabriel Pulcino, CEO do Mondial de la Bière.


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Investimento e presença das marcas no Mondial de la Biére 2025

A edição de 2025 reuniu mais de 150 marcas com destaque para a Estrella Galicia, patrocinadora master. A cervejaria espanhola, que busca ampliar sua reputação como marca premium, trouxe ao evento um estande inspirado em seu museu, na Galícia, com seis torneiras de chope, experiências imersivas, gamificação, workshops de cultura cervejeira e lançamento de rótulos como a 1906 Black Coupage e a 0,0 Tostada. Além disso, a marca assinou parte da programação musical, reforçando a associação entre sua estratégia de marca global e o lifestyle carioca.

A Hocus Pocus reforçou seus pilares de criatividade e experiência com um estande inovador, enquanto a Praça Therezópolis se consolidou como ponto de encontro com shows, jogos e bar temático. Já o Brewteco, em uma operação inédita, montou o Brewteco Experience, com 30 torneiras, ativações de degustação, loja oficial e área gastronômica — levando a essência dos botequins cariocas para dentro do festival.

Além das cervejarias, marcas de outros segmentos também aproveitaram o potencial do evento. A Seara integrou seus produtos à praça de alimentação em propostas de harmonização, enquanto o supermercado Zona Sul expandiu a experiência do Mondial para suas lojas, oferecendo rótulos do festival diretamente nas gôndolas.

Nova fase estratégica do Mondial de la Biére

A edição de 2025 também marca o início de uma nova etapa na história do Mondial de la Bière, agora sob gestão renovada e com o patrocínio inédito da Estrella Galicia, em movimento que reposiciona o evento como plataforma ainda mais integrada entre cultura, negócios e lifestyle conforme já publicado na Catalisi.

Essa transição reforça o papel do Mondial como motor de ativação da cena cervejeira, em linha com iniciativas municipais como a revitalização da Rua da Cerveja no Rio, que esteve representada dentro do festival com a presença de bares e cervejarias que participam do projeto de requalificação da Rua da Carioca. O espaço funcionou como vitrine do programa, mostrando como a iniciativa conecta cultura, turismo e negócios, e projetando a região como novo polo cervejeiro da cidade. Além disso, a Prefeitura de Niterói também patrocinou espaços dentro do festival, dando visibilidade a produtores locais e fortalecendo a integração metropolitana do setor.

“O Rio de Janeiro reforça sua vocação cervejeira com mais uma edição do Mondial de la Bière, que integra o ‘Rio o Ano Inteiro’, nosso calendário oficial de eventos. Esse festival não só revela novos talentos e aquece o mercado local, como também gera empregos, movimenta o turismo, atrai visitantes nacionais e internacionais e valoriza toda a cadeia de gastronomia e entretenimento. Com o apoio da Riotur, eventos como este fortalecem a imagem do Rio como um destino plural, capaz de unir cultura, negócios e lazer, além de impulsionar iniciativas inovadoras como a Rua da Cerveja, que revitalizam espaços históricos e ampliam o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Consolidação no calendário cultural e econômico

Com recorde de público, expansão de marcas e investimentos e impacto financeiro de grande escala, o Mondial de la Bière confirma sua força como hub estratégico para a indústria da cerveja artesanal no Brasil. Mais do que um festival, o evento se consolida como vitrine de negócios, palco de ativações de marca e motor de visibilidade para a cultura cervejeira.


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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.