Coca-Cola, a gigante multinacional do mercado de bebidas, anunciou em publicação que irá explorar o segmento de Hard Seltzers, uma categoria de bebidas carbonatadas de baixo teor alcoólico que mantém ritmo de crescimento meteórico nos EUA e está começando a chegar em outras regiões do mundo incluindo o Brasil.
As Seltzers tem formado um segmento que está atraindo de forma crescente diversos players, incluindo cervejarias de diferentes escalas no plano internacional, que buscam abocanhar um mercado em crescimento e maximizar sua capacidade comercial principalmente neste momento de crise atual onde a bebida conseguiu manter sua escalada de consumo nos EUA
A Coca-Cola entrará no segmento com uma extensão de linha da sua água com gás Topo Chico, famosa entre mixologistas devido sua utilização na preparação de coquetéis. O investimento está mirando inicialmente neste ano em mercados da América Latina e chegará a varejistas nos EUA em 2021 de acordo com publicação da Forbes.
O movimento da Coca-Cola mostra uma rara iniciativa da empresa de entrar na produção de bebidas alcoólicas, fato que ocorreu apenas pontualmente com bebidas experimentais ao redor do mundo.
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Parece que o crescimento dos últimos anos, e que se manteve mesmo durante o isolamento social na América do Norte, com volume de vendas quadruplicados até junho de 2020 contra o ano de 2019 nos EUA de acordo com a Nielsen consolidou a decisão de entrada da gigante de refrigerantes no segmento.
A Coca-Cola se juntará a gigantes como a AB InBev, que tem utilizado uma extensão da marca Budweiser para o segmento nos EUA e criou uma marca totalmente nova chamada Isla para o mercado brasileiro, a White Claw que foca apenas no segmento de Seltzers e a Boston Beer (fábricante da Samuel Adams) que possui a marca Truly, uma das líderes nas vendas de Hard Seltzers nos EUA.
Além dos gigantes, uma série de microprodutores estão abraçando o crescimento dos Seltzers para buscar uma fatia de participação no crescente interesse do público na bebida, entre eles estão muitas cervejarias artesanais norte-americanas como Oskar Blues, Rogue Ales e Evil Twin que tem lançado suas interpretações da bebida.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.