A cervejaria espanhola Estrella Galicia está ampliando seu mix de produtos no Brasil, como parte de seu projeto de expansão no país, e está passando a comercializar chope para atingir bares e restaurantes no chamado segmento “on trade”.
Ao longo do último ano a estratégia de atuação da companhia espanhola vem sofrendo alterações no Brasil de forma a implementar seu plano de crescimento que tem o país como maior alvo de mercado além da Espanha.
Com o objetivo de surfar a onda de crescimento das cervejas premium, que tem sido o foco de mercado na categoria de cervejas pelas grandes companhias presentes no país, a Estrela Galícia tem evoluído seu modelo de negócios no território brasileiro, sendo o principal destaque a construção de uma fábrica no Brasil que ficará na cidade de Araraquara, em São Paulo.
Como movimentos mais recentes para estender sua pegada no país, a Estrella Galicia iniciou uma nova campanha publicitária para ampliar seu reconhecimento e posicioná-la como uma cerveja do segmento premium e fechou uma parceria de distribuição com engarrafadoras do sistema Coca-Cola o que lhe permitirá uma ampliação de capilaridade por diversos pontos de venda espalhados pelo país.
Leia mais:
Estrella Galicia anuncia fábrica de R$ 2 bilhões no Brasil
Sistem Coca-Cola passa a distribuir Estrella Galicia no Brasil
Interessante notar que a parceria com a Coca Cola e o investimento com produção nacional foram exatamente os mesmos passos que a Heineken deu para sua entrada no mercado brasileiro há pouco mais de 10 anos, obviamente num nível diferente da Estrella Galicia.
Com a meta de crescer no mercado brasileiro, a espanhola está começando a busca por estar presente em novas ocasiões de consumo no formato de chope, o que permite que ela chegue a bares e restaurantes.
O chope da Estrella Galícia começou sendo importado da Espanha, o que trouxe diferentes desafios logísticos para a sua cadeia. Esta realidade está mudando agora em que este chope passará a ser feito no Brasil em uma das cervejarias parceiras que a empresa terceiriza a produção no país onde está presente desde 2009.
Esta informação foi veiculada recentemente pelo diretor geral da Estrella Galicia no Brasil, Thiago Coelho, em entrevista para a Exame.
Na entrevista o diretor, que é um ex-executivo da Coca Cola, comentou que para a Estrella Galicia quanto mais as grandes cervejarias investirem na categoria premium maior o crescimento deste segmento e melhor será a para a espanhola que estará pronta para capturar uma fatia deste mercado.
Para ampliar seu público consumidor, a Estrella Galicia tem adotado um preço mais acessível do que concorrentes dentro do segmento, o que permitiria a ela um ganho mais fácil de participação, com uma precificação a ser reajustada em um momento posterior.
Na estratégia de ampliação de sua presença em chope a espanhola está estabelecendo parcerias com restaurantes, só em São Paulo já são mais de 20 estabelecimentos que incluem Rubayat, Mocotó e o Mercado Ibérico.
Na Europa, o chope Estrella Galicia também está recebendo investimentos para expansão. Na Inglaterra o produto tem sido alvo de uma campanha específica para que os consumidores tenham mais contato com a marca em uma série de estabelecimentos parceiros, por exemplo.
A presença em chope adiciona novas possibilidades em termos de volumes e margens para a empresa espanhola, além de um reconhecimento de marca num momento diferenciado que pode ser associado a gastronomia e eventos.
Desde o final dos anos 2000 a Hijos de Rivera, uma empresa familiar da região de La Coruña na Espanha, iniciou um projeto de internacionalização de suas marcas, onde o Brasil se tornou o foco principal, motivado especialmente pelo crescimento acelerado de seu mercado de cervejas premium.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.