Estrella Galicia inicia vendas de chope para ampliar presença no Brasil

Foto: Mídias Sociais Estrella Galicia

Estrela Galicia investe na produção e venda de seu chope no Brasil buscando adicionar novas ocasiões de consumo para seus produtos

A cervejaria espanhola Estrella Galicia está ampliando seu mix de produtos no Brasil, como parte de seu projeto de expansão no país, e está passando a comercializar chope para atingir bares e restaurantes no chamado segmento “on trade”.

Ao longo do último ano a estratégia de atuação da companhia espanhola vem sofrendo alterações no Brasil de forma a implementar seu plano de crescimento que tem o país como maior alvo de mercado além da Espanha.

Com o objetivo de surfar a onda de crescimento das cervejas premium, que tem sido o foco de mercado na categoria de cervejas pelas grandes companhias presentes no país, a Estrela Galícia tem evoluído seu modelo de negócios no território brasileiro, sendo o principal destaque a construção de uma fábrica no Brasil que ficará na cidade de Araraquara, em São Paulo.

Como movimentos mais recentes para estender sua pegada no país, a Estrella Galicia iniciou uma nova campanha publicitária para ampliar seu reconhecimento e posicioná-la como uma cerveja do segmento premium e fechou uma parceria de distribuição com engarrafadoras do sistema Coca-Cola o que lhe permitirá uma ampliação de capilaridade por diversos pontos de venda espalhados pelo país.


Leia mais:

Estrella Galicia anuncia fábrica de R$ 2 bilhões no Brasil


Sistem Coca-Cola passa a distribuir Estrella Galicia no Brasil


Interessante notar que a parceria com a Coca Cola e o investimento com produção nacional foram exatamente os mesmos passos que a Heineken deu para sua entrada no mercado brasileiro há pouco mais de 10 anos, obviamente num nível diferente da Estrella Galicia.

Chope da Estrella Galicia busca novas ocasiões de consumo no Brasil

Com a meta de crescer no mercado brasileiro, a espanhola está começando a busca por estar presente em novas ocasiões de consumo no formato de chope, o que permite que ela chegue a bares e restaurantes.

O chope da Estrella Galícia começou sendo importado da Espanha, o que trouxe diferentes desafios logísticos para a sua cadeia. Esta realidade está mudando agora em que este chope passará a ser feito no Brasil em uma das cervejarias parceiras que a empresa terceiriza a produção no país onde está presente desde 2009.

Esta informação foi veiculada recentemente pelo diretor geral da Estrella Galicia no Brasil, Thiago Coelho, em entrevista para a Exame.

Na entrevista o diretor, que é um ex-executivo da Coca Cola, comentou que para a Estrella Galicia quanto mais as grandes cervejarias investirem na categoria premium maior o crescimento deste segmento e melhor será a para a espanhola que estará pronta para capturar uma fatia deste mercado.

Para ampliar seu público consumidor, a Estrella Galicia tem adotado um preço mais acessível do que concorrentes dentro do segmento, o que permitiria a ela um ganho mais fácil de participação, com uma precificação a ser reajustada em um momento posterior.

Na estratégia de ampliação de sua presença em chope a espanhola está estabelecendo parcerias com restaurantes, só em São Paulo já são mais de 20 estabelecimentos que incluem Rubayat, Mocotó e o Mercado Ibérico.

Na Europa, o chope Estrella Galicia também está recebendo investimentos para expansão. Na Inglaterra o produto tem sido alvo de uma campanha específica para que os consumidores tenham mais contato com a marca em uma série de estabelecimentos parceiros, por exemplo.

A presença em chope adiciona novas possibilidades em termos de volumes e margens para a empresa espanhola, além de um reconhecimento de marca num momento diferenciado que pode ser associado a gastronomia e eventos.

Desde o final dos anos 2000 a Hijos de Rivera, uma empresa familiar da região de La Coruña na Espanha, iniciou um projeto de internacionalização de suas marcas, onde o Brasil se tornou o foco principal, motivado especialmente pelo crescimento acelerado de seu mercado de cervejas premium.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.