Jack Daniel’s & Coca‑Cola RTD – um coquetel enlatado pronto que foi lançado em junho inicialmente no México chegou oficialmente ao mercado brasileiro com produção nacional.
O investimento amplia a aposta da Coca-Cola em escalar a produção de bebidas alcoólicas, algo que está em pleno crescimento em sua estratégia a nível mundial e tem um de seus capítulos ocorrendo no Brasil, onde a empresa já possui uma linha de diferentes drinks prontos, além de uma marca de cerveja.
O lançamento capitaliza sobre um dos principais ativos da Coca Cola que é sua capilaridade de distribuição estabelecida em milhares de pontos de venda pelo país.
Nesse caso em especial há uma outra vantagem que deve impulsionar o sucesso do produto que a combinação de duas marcas norte-americanas muito populares e valorizadas.
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O Jack & Coke se insere numa categoria de drinks que misturam um destilado com um refrigerante, no caso o famoso Tenessee Whiskey com Coca Cola.
O lançamento do Jack & Coke surfa a onda do crescimento mundial das chamadas bebidas alcóolicas prontas para beber (ARTD, na sigla em inglês). Nos EUA, por exemplo, diversas grandes cervejarias e microcervejarias tem buscado ampliar seu portfólio para contar com opções deste segmento.
O drink é um dos pedidos de bar mais solicitadas do mundo, já possuindo mais de 100 anos de preparo, e equilibra o caráter suave do uísque Jack Daniel’s Tennessee com o efeito refrescante da Coca-Cola. O Jack Daniel’s & Coca-Cola em lata fez sua estreia nos EUA em março deste ano, após já ter sido lançado no México no ano passado.
O Jack Daniel’s e Coca Cola no Brasil apresenta teor alcoólico de 5% e nenhum tipo de conservante em sua composição. No Brasil, a venda, com preço sugerido de R$ 12,90, será feita em supermercados, lojas de conveniência e pela internet.
O Jack & Coke tem variado seu percentual de álcool mundialmente a depender do mercado de atuação em cada país, e também conta com versão zero açúcar em alguns mercados. Sua expansão em novas regiões do mundo ainda está ocorrendo.
Com um tendência de queda na vendas no mercado de refrigerantes a nível global, a Coco Cola que é uma gigante do segmento tem renovado sua estratégia no sentido de se tornar cada vez mais uma empresa total de bebidas o que tem incluído investir largamente em um portfólio de bebidas alcoólicas, algo que era incomum para a empresa num passado recente.
O Jack & Coke tem o trunfo de ser um produto “collab”, o que promove o chamado cobranding de duas marcas reconhecidas com perfis de publicos diferentes que geram um grande potencial de reconhecimento e valor quando unidos.
Para a Jack Daniel é uma oportunidade de ser reconhecido por um público mais jovem e menos marculino, que é naturalmente mais associado ao uísque. E para a Coca Cola é uma oportunidade de ganhar o valor de um produto premium o que permite atingir preços mais altos, com maior potencial de margem nas vendas.
No Brasil a Coca Cola já possui 4 linhas de drinks prontos. Além do recém lançado Jack & Coke ela conta com Lemon-Dou, o Hard Seltzer Topo Chico Hard Seltzer, lançado em 2020 e, desde 2019, já comercializava o Schweppes Premium Drinks.
A Coca Cola também possui a marca de cerveja Therezópolis comprada há 2 anos e recentemente divulgou o plano de construir uma nova fábrica de R$ 450 milhões para a cervejaria, de modo a escalar sua produção. A Therezópolis é a única marca de cerveja de propriedade de uma engarrafadora da Coca Cola no mundo.
Adicionalmente, a Coca Cola distribui marcas de cerveja do portfólio Heineken e também é a distribuidora da cerveja espanhola Estrella Galicia no Brasil.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.