ABRACERVA faz parceria com empresa de inovação que localiza cerveja na loja mais próxima

ABRACERVA oferece parceria com empresa que mapeia lojas com produto disponível para associados

Com objetivo de fomentar o mercado de cervejas artesanais e reforçar a mensagem de beba local, a Abracerva firmou uma parceria com a Gofind, um localizador de produtos para empresas e consumidores.

A tecnologia desenvolvida pela Gofind permite assegurar a presença de um produto na prateleira de um determinado estabelecimento e informar o consumidor onde uma cerveja está disponível, por exemplo.

A disponibilização desta informação permite linkar a última etapa da jornada do consumidor que é o encontro do cliente com o seu produto desejado, neste caso específico uma determinada cerveja.

Os associados da ABRACERVA terão direito a condições exclusivas na utilização da plataforma e seus produtos ficarão disponíveis nos mapas integrados nos canais da associação.

O valor da tecnologia para a relação entre cliente e cervejaria

A jornada do consumidor refere-se aos estágios pelos quais os clientes passam durante seu relacionamento com determinada marca.

Os estágios da jornada são a descoberta, a consideração e a decisão. É nesta última etapa onde a tecnologia da empresa que se associou com a ABRACERVA tem atuação direta.

“Algumas empresas tentam manter uma página ‘Onde encontrar?’ para informar seus clientes, porém quase sempre estão com informação defasada e sua atualização não é online” explica Felipe Samy, co-fundador da Gofind.

Felipe destaca o diferencial da solução de sua empresa. “Nosso localizador atualiza essas informações de modo online e nosso algoritmo assegura a disponibilidade do produto na prateleira”.

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O localizador da plataforma da Gofind pode ser integrado ao site e mídias sociais das empresas, dando suporte a ações de marketing de promoção das marcas.

A disponibilidade do produto é crucial para que não se crie uma ruptura na jornada do consumidor e a consequente perda da oportunidade de início ou manutenção do vínculo da relação entre o cliente e a cerveja.

A agregação da tecnologia para o negócio está para além da jornada do consumidor, pois toda a gama de dados gerados no processo de comercialização ficam disponíveis para análise da empresa e o sistema se integra a plataformas de ERP que já sejam utilizadas.

“Os dados de locais, quais produtos e quando a empresa vendeu para os estabelecimentos ficam a disposição dos nossos contratantes. Estes dados permitem ações de marketing mais assertivas e que aloquem melhor os recursos da empresa”.

A relação entre a Gofind e a ABRACERVA nasceu em Blumenau que possui um mercado com diversas microcervejarias independentes e também um pólo de tecnologia. “Algumas cervejarias da região começaram a adotar nosso sistema”

Como funciona o mapeamento de disponibilidade do produto

A tecnologia da Gofind utiliza utiliza algoritmos de inteligência artificial que monitora as transações entre cervejarias ou distribuidores e seus respectivos pontos de venda no varejo.

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Através do processamento desses dados a plataforma utiliza tecnologia de machine learning para calcular a disponibilidade dos produtos, sem precisar estar integrado com o sistema da loja, conseguindo assegurar a disponibilidade do produto em um determinado estabelecimento.

“No nosso mercado atual a tecnologia é crucial para as estratégias de negócio. Vivemos um momento das data driven solutions, que são estratégias que permitem melhores decisões através de dados coletados da realidade.” relata Felipe.

O Frooty Açaí e as bebidas Nestlé Nesfit estão entre os exemplos de usuários da plataforma. As cervejarias Farrapos e a Blumenau também investiram no localizador de produtos para melhorar a experiência de seus consumidores.

“Queremos democratizar o uso de tecnologia com pequenas cervejarias e a parceria com a ABRACERVA é o caminho pra isso” finaliza Felipe.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.