Com objetivo de fomentar o mercado de cervejas artesanais e reforçar a mensagem de beba local, a Abracerva firmou uma parceria com a Gofind, um localizador de produtos para empresas e consumidores.
A tecnologia desenvolvida pela Gofind permite assegurar a presença de um produto na prateleira de um determinado estabelecimento e informar o consumidor onde uma cerveja está disponível, por exemplo.
A disponibilização desta informação permite linkar a última etapa da jornada do consumidor que é o encontro do cliente com o seu produto desejado, neste caso específico uma determinada cerveja.
Os associados da ABRACERVA terão direito a condições exclusivas na utilização da plataforma e seus produtos ficarão disponíveis nos mapas integrados nos canais da associação.
A jornada do consumidor refere-se aos estágios pelos quais os clientes passam durante seu relacionamento com determinada marca.
Os estágios da jornada são a descoberta, a consideração e a decisão. É nesta última etapa onde a tecnologia da empresa que se associou com a ABRACERVA tem atuação direta.
“Algumas empresas tentam manter uma página ‘Onde encontrar?’ para informar seus clientes, porém quase sempre estão com informação defasada e sua atualização não é online” explica Felipe Samy, co-fundador da Gofind.
Felipe destaca o diferencial da solução de sua empresa. “Nosso localizador atualiza essas informações de modo online e nosso algoritmo assegura a disponibilidade do produto na prateleira”.
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O localizador da plataforma da Gofind pode ser integrado ao site e mídias sociais das empresas, dando suporte a ações de marketing de promoção das marcas.
A disponibilidade do produto é crucial para que não se crie uma ruptura na jornada do consumidor e a consequente perda da oportunidade de início ou manutenção do vínculo da relação entre o cliente e a cerveja.
A agregação da tecnologia para o negócio está para além da jornada do consumidor, pois toda a gama de dados gerados no processo de comercialização ficam disponíveis para análise da empresa e o sistema se integra a plataformas de ERP que já sejam utilizadas.
“Os dados de locais, quais produtos e quando a empresa vendeu para os estabelecimentos ficam a disposição dos nossos contratantes. Estes dados permitem ações de marketing mais assertivas e que aloquem melhor os recursos da empresa”.
A relação entre a Gofind e a ABRACERVA nasceu em Blumenau que possui um mercado com diversas microcervejarias independentes e também um pólo de tecnologia. “Algumas cervejarias da região começaram a adotar nosso sistema”
A tecnologia da Gofind utiliza utiliza algoritmos de inteligência artificial que monitora as transações entre cervejarias ou distribuidores e seus respectivos pontos de venda no varejo.
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Através do processamento desses dados a plataforma utiliza tecnologia de machine learning para calcular a disponibilidade dos produtos, sem precisar estar integrado com o sistema da loja, conseguindo assegurar a disponibilidade do produto em um determinado estabelecimento.
“No nosso mercado atual a tecnologia é crucial para as estratégias de negócio. Vivemos um momento das data driven solutions, que são estratégias que permitem melhores decisões através de dados coletados da realidade.” relata Felipe.
O Frooty Açaí e as bebidas Nestlé Nesfit estão entre os exemplos de usuários da plataforma. As cervejarias Farrapos e a Blumenau também investiram no localizador de produtos para melhorar a experiência de seus consumidores.
“Queremos democratizar o uso de tecnologia com pequenas cervejarias e a parceria com a ABRACERVA é o caminho pra isso” finaliza Felipe.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.