Ambev cria nova unidade dedicada a bebidas além da cerveja

Projetando crescimento de outras bebidas alcoólicas, Ambev se movimenta criando nova unidade exclusiva para produtos além da cerveja

A Ambev, maior grupo cervejeiro do Brasil, anunciou a criação de uma nova unidade na companhia que ficará dedicada a cuidar de seu portfólio de bebidas alcoólicas diferentes de cervejas.

Este movimento mostra a multinacional brasileira seguindo os passos de sua holding global que tem ampliado seus investimentos no universo de bebidas alcoólicas para além do mercado de cerveja. No primeiro semestre de 2021 cerveja representou 75% do volume vendido e 85% da receita líquida da Ambev.

A nova unidade se chamará Future Beverages and Beyond Beer ( Bebidas do futuro e além da cerveja, em tradução livre) e já conta com um portfólio de oito produtos que possuíam sua operação realizada de forma separada.

Essas marcas que devem ganhar uma estratégia, planejamento e operação mais coesos são a bebida mista Beats (que não se chama mais Skol Beats), os hard seltzers Mike’s e Isla, os vinhos em lata Somm e Blasfêmia e o vinho em garrafa Dante Robino.


Leia mais:

Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Para comandar a nova unidade, a empresa selecionou Daniela Cachich, que era a vice presidente de marketing da PepsiCo (a Pepsi é distribuída pela Ambev no país). A nova unidade de bebidas da empresa terá atuação em toda a América do Sul.

Com esta mudança a Ambev dá foco no desenvolvimento e escalonamento de linhas de produtos com grande potencial de crescimento na região, onde o mercado de cerveja já atingiu um ponto de maturação em volume vendas bastante grande.

Especificamente no universo de bebidas em lata, a empresa já tem feito investimentos em mercados teste e aprimorado o conceito de produtos como sua linha de hard seltzers e vinhos em lata com o apoio da ZX Ventures.

Todas as marcas da nova unidade já são produzidas no Brasil com exceção dos vinhos que são produzidos na Argentina. A vinícola Dante Robino foi adquirida pela AB InBev, dona da Ambev, no início do ano passado.

O trabalho de expansão do portfólio dá a Ambev a chance de não se restringir ao mercado de cervejas especiais e puro malte, os únicos que crescem dentro de seu negócio dominante. Adicionalmente, como muitos pontos de venda incluem os novos produtos em seu mix há possibilidade de redução de custos logísticos ao longo do tempo conforme os produtos em desenvolvimento mais competitivos ganhem escala.

Os novos produtos também têm oportunidade de alavancar seu espaço dentro dos canais de venda digitais próprios da companhia, Zé Delivery e Empório da Cerveja, que ganharam maior destaque e volume de vendas com os impactos gerados pela pandemia.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.