A marca Zé Delivery, empresa de entrega de bebidas da Ambev, se tornou a nova patrocinadora do Flamengo. A logo da empresa ficará estampada na meia do futebol profissional até o fim de 2025, por R$ 11 milhões. Além disso, as partes ainda negociam uma exclusividade que pode adicionar mais R$ 15 milhões ao clube carioca.
A Ambev e o Flamengo ainda mantém conversas sobre a venda e exposição de chope e bebidas alcoólicas e não alcoólicas da empresa na sede da Gávea e no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. A proposta é que a exibição ocorra de forma exclusiva. Caso seja fechado, então, o clube receberia o acréscimo de R$ 15 milhões.
No caso do acordo completo ser fechado, a Ambev investirá R$ 26 milhões no Flamengo, com validade até o fim de 2025.
Para o futebol, através do meião, o pagamento ocorrerá em quatro parcelas. A primeira delas acontece no dia primeiro de maio, com 35% do valor. Depois, o Flamengo receberá mais 15% em 01 de agosto. Já a terceira ocorre apenas em 01 de maio de 2025, com outros 35%. Por fim, 15% em 01 de agosto de 2026.
Leia mais:
As 40 maiores cervejarias do mundo do ano de 2021
Sistema Coca-Cola passa a distribuir Estrella Galicia no Brasil
Durante a reunião que aconteceu na na sede do Flamengo, foi pontuado a necessidade de cuidado nas propagandas por conta do estímulo a bebidas alcóolicas. O uniforme do clube não pode apresentar propaganda direta de bebidas alcóolicas.
Alavancado durante a pandemia, devido a mudanças de hábitos de consumo, o Zé Delivery tem recebido investimento da Ambev de forma contínua desde então para ampliar seu reconhecimento e base de usuários. O aplicativo que era restrito a alguns grandes cidades do país passou a ter cobertura em centenas de pontos do Brasil.
Com isso o Zé Delivery se tornou um dos principais canais de venda da cervejaria, passando a ser responsável por um volume gigantesco de vendas da maior cervejaria do país.
Além do volume de vendas um dos principais pontos de destaque do aplicativo é a geração de dados viabilizada pelo Zé Delivery permitindo a Ambev retroalimentar sua estratégia de acordo com informações muito mais granularizadas do que quando distribui para venda através de outras empresas.
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.