Anchor Brewing: Sindicato faz proposta para comprar a cervejaria

Sindicato de trabalhadores da Anchor Brewing anuncia que fará proposta para compra da cervejaria de forma a mantê-la ativa.

Após o anúncio na semana passada que a histórica Anchor Brewing, considerada a primeira cervejaria artesanal dos EUA iria fechar, essa semana um novo capítulo ocorreu com o surgimento de uma proposta oferecida pelo próprio sindicato dos trabalhadores da cervejaria para comprá-la e mantê-la em atividade.

O anúncio do fechamento da Anchor, localizada da cidade de São Francisco na Califórnia, que pertence atualmente a multinacional japonesa Sapporo, desenrolou uma forte reação com um pico de vendas no taproom da cervejaria e também o surgimento de diferentes iniciativas para aquisição do negócio de modo a que ele mantenha suas operações.

Considerada a iniciante do movimento de microcervejarias nos anos 1970, que desembocaria no que hoje é chamado por todo o mundo de cerveja artesanal, a Anchor é considerada um ícone e foi inaugurada há 127 anos passando por diferentes fases.

Ela é considerada a “mãe” das cervejarias artesanais por ousar em recriar estilos praticamente condenadas ao esquecimento e iniciar um movimento de valorização e pequenas cervejarias o que acabou inspirando milhares de outros negócios semelhante ao longo dos últimos 50 anos nos EUA e também no resto mundo.


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Sindicato de trabalhadores da Anchor Brewing querem salvar a cervejaria

Uma reviravolta ocorreu esta semana com o anúncio que o Sindicato de trabalhadores da Anchor comunicaram a Sapporo USA que lançarão uma proposta para a compra da cervejaria e tocar o negócio num sistema de cooperativa.

Uma série de cervejarias artesanais nos Estados Unidos são gerenciadas em sistemas semelhantes onde a cervejaria é totalmente ou parcialmente de propriedade de seus respectivos trabalhadores.

“Não estamos pedindo uma doação ou caridade.” comunicou o agente responsável pela negociação representando o sindicato ao site Vinepair. “Tudo o que queremos é uma chance justa de poder continuar fazendo nosso trabalho, fazer a cerveja que amamos e manter esta instituição histórica aberta. Não queremos que a cervejaria e a marca que amamos sejam vendidas antes mesmo de termos uma chance.” completou ele

Os trabalhadores mencionaram que uma das grandes motivações para trabalhar na Anchor é a identificação com a localidade e também com o próprio negócio e a marca da cerveja. A iniciativa é apoiada pela mairia dos trabalhadores e também gerentes da empresa.

Além dos trabalhadores da Anchor uma série de empreendedores da região também têm se articulado e comunicado que estão planejando estratégias para a compra da cervejaria, de forma que ela possa se manter em atividade.

A ideias para viabilizar a empreitada são as mais variadas, de crowdfunding até a criação de um reality show, mas até o momento a única realidade é a de que a Sapporo irá decretar falência e vender seu ativos para quem tenha interesse em comprá-lo.

Vendas da Anchor disparam após anúncio de fechamento do negócio

As vendas cerveja cervejas da Anchor dispararam na última semana com o anúncio do fechamento da cervejaria. Milhares de consumidores quiseram ter certeza de ter alguma garrafa da Anchor antes que elas acabassem definitivamente nos pontos de venda.

A onda de compras teve um registro impressionante onde a rede de varejo BevMo, local da cidade de São Francisco, reportou que entre terça e quarta-feira da última semana as vendas de rótulos da Anchor subiram 4.000%.

Muitas lojas da região já estão sem nenhum estoque de produtos da cervejaria.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.