Este conteúdo foi promovido por
A produção de cerveja como toda atividade industrial necessita de cuidados de manutenção planejados para que a gestão da operação da fábrica não seja pega de surpresa gerando perda de qualidade, despesas inesperadas que afetam gravemente o desempenho de uma cervejaria.
Os custos de erros de manutenção vão muito além do material envolvido com equipamentos e insumos, eles afetam as relações com outros elementos da cadeia que podem sofrer com atrasos ou com qualidade de produto inadequada podendo chegar a provocar insatisfação ou danos à saúde do consumidor final.
Tudo isso leva a uma perda do valor da marca devido a queda de credibilidade da mesma para com o seu público, neste caso provocada por problemas de manutenção que podem e devem ser gerenciados para que as cervejarias se afastem deste tipo de transtorno.
Muitas vezes um equipamento parado por algumas horas, de forma planejada, para um verificação periódica evita que a produção pare por vários dias de forma inesperada e com despesas muito maiores para solução do problema.
Leia mais:
O que é brewpub / taproom / tasting room? (e quais as diferenças entre eles)
Marketing será ainda mais fundamental para o mercado de cerveja a partir da crise do covid-19
A consultoria Embuarama, atenta a relevância deste tema, decidiu transformar em livro a sua experiência com programas de manutenção autônoma de diversas microcervejarias, lançando o Guia Prático de Manutenção Autônoma para Cervejarias. E o melhor esta obra é totalmente gratuita!
“Nós realmente acreditamos que o conhecimento que há dentro desse livro digital é a forma mais inteligente e econômica de cuidar das máquinas de uma cervejaria. Dentro da nossa experiência de consultoria este conteúdo transformou a rotina de cervejarias de nano a grande porte” comentou Marianna Rabelo, Engenheira de Alimentos e sócia-fundadora da Embuarama Consultoria.
A manutenção de máquinas é uma atividade que tem como objetivo manter a fábrica de cervejas produzindo com quantidade e qualidade dentro do prazo, sendo dividida em três categorias (corretiva, preventiva e preditiva) todas elas abordadas no e-book
A manutenção autônoma é uma abordagem na qual o próprio funcionário da cervejaria é capacitado para monitorar e manter as condições básicas de um equipamento, se tornando um forma simples e barata de se garantir o funcionamento de uma fábrica.
O livro explora de maneira bastante clara como estabelecer fluxos de trabalho relacionados a manutenção autônoma e como transformá-los numa rotina relacionada ao dia a dia da produção de uma cervejaria.
Para desenvolver o conhecimento sobre esta atividade o livro mostra como criar fichas técnicas de equipamentos a partir de modelos para as mesmas, elaborar planos de manutenção para cada máquina e desenvolver um cronograma de manutenção para sistematizar essas atividades.
“Identificamos que 80% dos problemas de uma fábrica ocorrem por falta de verificação, reaperto ou lubrificação. Por mais comum que seja a utilização de manutenção corretiva, ela leva a perdas de faturamento significativas para a cervejaria. Por exemplo, horas perdidas por problemas de envase se tornam adiante em perdas de vendas.”
O Guia da Manutenção Autônoma para Cervejarias da Embuarama Consultoria explora com exemplos práticos e mostra de maneira bastante clara os benefícios de uma abordagem planejada em relação as atividades de manutenção em uma fábrica de cervejas para baixar o seu gratuitamente clique aqui.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.