Ballast Point fechará dois locais e desiste da construção de um terceiro, anuncia Constellation Brands

Publicidade
Uma das pioneiras do movimento artesanal nos EUA, a Ballast Point reduz expansão enquanto sua proprietária investe em outros mercados

A Constellation Brands, uma das gigantes do mercado americano de bebidas e proprietária da Ballast Point anunciou o fechamento de uma unidade dedicada a envelhecimento em barris e um brewpub da cervejaria de San Diego. Além disso anunciou também a desistência da construção de um novo brewpub em São Francisco, que seria o décimo da marca nos Estados Unidos.

Os fechamentos marcam um ponto de virada na estratégia da Constellation Brands. Quando a empresa comprou a Ballast Point em 2015 por US$ 1 bilhão a cervejaria era a 17ª maior do país em volume de vendas e tinha sua produção e lojas baseadas em San Diego. Desde então a Constelation mais que dobrou o número de localidades da marca, com com praticamente todos eles sendo fora de San Diego. O objetivo era criar uma “experiência da marca” para consumidores de fora da área de San Diego e para construir uma presença local naqueles mercados.

Entretanto parece que a gigante de bebidas subestimou a força de competidores locais nos mercados em que ela abriu seu novos pontos de venda. Além disso, a Ballast Point “perdeu sua alma”, de acordo com pessoas envolvidas no processo, quando seus executivos deixaram o negócio em 2015 e focaram em dirigir o o braço de destilados da marca que foi renomeado para Cutwater Spirits e foi vendido recentemente para a AB Inbev.

Continua após a Publicidade

A performance da Ballast Point tem sido de algum modo decepcionante para a Constellation. As vendas totais da marca declinaram 14% de 2016 para 2017. Vendas de 2018 e os três primeiros meses de 2019 não mostraram nenhuma tendência de reversão deste estado.

Leia também: O que esperar do mercado de cervejas no Brasil em 2019

Cerca de duas semanas atrás a Ballast Point fez uma reavaliação do valor do negócio relativo a Ballast Point, registrando uma perda de US$108 milhões, essencialmente admitindo que ela superestimou o valor de compra da empresa em 2015.

Leia também: Banco do Brasil abre linha de crédito de R$ 600 milhões para o cultivo de lúpulo no estado do Rio

Constellation direciona sua estratégia para destilados e marijuana

A Constellation Brands está dando foco em seus recentes investimentos no mercado de maconha, iniciados com sua aquisição parcial na empresa canadense Canopy Growth, cujo o preço das respectivas ações já subiram 70% desde então.

Um investimento mais recente ainda foi a aquisição minoritária da El Silencio Holdings, a empresa dona do mezcal El Silencio. Os destilados artesanais têm sido uma categoria de crescimento acelerado no mercado americano, superando o das cervejas artesanais que apresentam uma taxa de expansão mais amadurecida.

O investimentos da Constellation em outras cervejarias artesanais têm rendido mais lucratividade para a firma. O portfólio da Funky Buddha portfolio apresentou quase 40% de aumento de vendas entre 2017-2018 segundo a empresa de inteligência de mercado IRI, enquanto a texana Four Corners subiu 74% nas vendas no mesmo período.

Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.