Brasil bate recorde de produção de cevada com safra de 2021

Cevada produzida no Brasil bateu seu recorde de produção com a safra de 2021 com ganhos em área plantada e produtividade

O ano de 2021 foi bastante positivo para a cevada plantada em território nacional com o Brasil batendo seu recorde histórico de produção do grão que atingiu 435 mil toneladas, o maior número de uma safra anual alcançado no país.

O recorde foi alcançado graças ao aumento tanto da área plantada quanto também da produtividade da cevada brasileira, num cenário de maior interesse dos produtores devido a alternativa de utilizá-la para alimentação animal, além do uso como insumo cervejeiro.

A produção de cevada no Brasil é concentrada nos três estados da região sul com destaque para o Paraná que é responsável por mais de 70% da produção brasileira. Tanto o Paraná quanto o Rio Grande do Sul apresentaram aumento das áreas de cultivo de cevada em 2021, enquanto Santa Catarina mostrou retração.

A safra de 2021 foi 16% acima da de 2020, período onde a produção de cevada brasileira havia apresentado queda, mas também foi superior a safra de 2019 em 1,3 %, ano até então que havia apresentado a maior produção de cevada no Brasil.


Leia mais:
Foto: Divulgação
Agrária Malte investirá R$ 1,5 bilhão em nova maltaria


Grandes cervejarias dão iniciam a corrida para produção de lúpulo no Brasil


Além do crescimento da área plantada, a produtividade da cevada brasileira também cresceu chegando ao nível recorde de cerca de 3,9 toneladas por hectare, resultado do constante investimento em pesquisa e inovação agrícola e também das condições climáticas mais favoráveis em média durante período.

Plantio da cevada no Brasil se valorizou com Paraná se destacando

A cevada é uma cultura de inverno, com plantio iniciado em julho e a colheita em novembro. A região de Guarapuava, no Paraná, que tem um inverno rigoroso, onde o grão se adaptou bem é o principal pólo produtor do país. O estado possui também a maior maltaria da América Latina, responsável por 30% da demanda nacional. E graças a isso o Paraná lidera com folga o cenário brasieiro, com mais de 70% produção nacional de cevada.

A demanda aquecida e valorização na cotação dos grãos incentivaram aumento da área plantada de cevada no Brasil. Além do mercado de malteação para produção cervejeira, a alimentação animal abriu novas oportunidades para crescimento na cultura.

Cerca de 30% da cevada produzida no Brasil, usualmente, é direcionada para produção de ração, que é o destino dos grãos que não atendem o padrão de qualidade esperado para malteação, e como como as principais alternativas como milho e outros grãos para alimentação animal encareceram, a cevada ganhou competitividade para esse uso. Esse fator motivou os produtores a ampliar o seu plantio.

Dando sequência ao destaque do Paraná como maior produtor de malte nacional, foi iniciado no estado no fim de 2021 a construção da maior maltaria da América Latina, que após a conclusão de sua primeira fase terá capacidade anual de 240 mil toneladas por ano. O investimento foi realizado por um pool de 6 cooperativas sob a liderança da Agrária Malte.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.