A Bud Light deixou seu posto de cerveja de maior faturamento em vendas nos Estados Unidos esta semana após mais de 20 anos contínuos do seu reinado, sendo ultrapassada pela Mexican Lager, Modelo Especial que vem crescendo nos anos recentes.
Os dados sobre este acontecimento foram reportados pela Nielsen, empresa de inteligência de mercado que monitora vendas em redes de varejo pelos EUA, e foi noticiado inicialmente pelo The Wall Street Journal. Bud Light era a cerveja de maior faturamento em vendas nos EUA desde 2001.
A Bud Light representou 7,3% das vendas em dólares de cerveja nas lojas de varejo dos EUA nas quatro semanas encerradas em 3 de junho, em comparação com 8,4% da lager mexicana Modelo Especial,
Apesar deste acontecimento, a Bud Light ainda se mantém como a cerveja de maior volume de vendas no país e ainda é também a de maior faturamento ao se considerar o ano inteiro de 2023 até o momento. Como a Modelo Especial é um cerveja de preço mais alto ela ultrapassou a Bud Light mesmo com um menor volume de vendas.
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A Modelo Especial é também uma marca pertencente a gigante AB InBev, a maior cervejaria do mundo que é a holding da brasileira Ambev, mas especialmente no mercado norte-americano a dona da marca de cervejas Modelo não é a AB InBev, mas sim a gigante americana Constellation Brands.
Isso ocorre porque após a aquisição da Modelo pela AB InBev, desde de 2013 a companhia foi obrigada a não ter a propriedade da marca nos Estados Unidos devido uma ação da autoridade de garantia da concorrência norte-americana numa forma de enfraquecer um possível monopólio de mercado.
A Modelo Especial já era a cerveja de maior receita em vendas em diferentes regiões do Estados Unidos, mas ainda não havia galgado esse posto na totalidade do país.
Seu incremento em vendas ano após ano faz parte de um fenômeno típico dos EUA que é o crescimento de um mercado chamado de ‘Mexican Lagers’ onde ainda se incluem marcas como Corona e Dos Equis, por exemplo.
Num horizonte a frente já era certo que Modelo Especial destronaria o reinado da Bud Light dado as tendências em vendas observadas nos últimos anos, mas um evento recente envolvendo protestos relativos a um anúncio da Bud Light com uma influencer trans norte-americana acabou por acelerar esse processo.
Após uma ação de marketing da Bud Light utilizando a influencer transgênero Dylan Muvalney recentemente, o produto passou a sofrer boicote por um número significativo do público. Decisões posteriores da AB InBev eliminando a ação promocional fez também com que o público que apoiava a influencer boicotasse a marca, ampliando a queda em vendas.
As vendas no varejo de Bud Light nos Estados Unidos caíram 24% na semana encerrada em 3 de junho, enquanto as vendas de Modelo Especial subiram 12%, de acordo com os dados da Nielsen.
Quando Modelo começou a ser vendido nos Estados Unidos, na década de 1990, ela era uma cerveja voltada principalmente para bebedores hispânicos.
A partir de 2015 ela lançou anúncios em inglês, o que ampliou significativamente sua base de consumidores. Atualmente é um produto popular especialmente entre os consumidores mais jovens, que apreciam um sabor mais intenso que os das light lagers tradicionais.
A Constellation Brands recentemente abandonou todos os seus projetos com cervejas artesanais adquiridas nos últimos anos para focar recursos na ampliação de suas mexican lagers, tamanha é a atratividade do retorno deste segmento do mercado.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.