A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), detentora das marcas de cerveja Leuven, Schornstein, Seasons eThe Drummer, anunciou a entrada de um novo sócio a holding de investimentos Grupo Maubisa, com sede em Ribeirão Preto. O valor do negócio não foi revelado
O Grupo Maubisa, fundado por Maurílio Biagi Filho, empresário que fez história no setor de açúcar e álcool e foi um dos fundadores da Cervejaria Kaiser, atua hoje como holding de investimentos, prioritariamente no setor de agronegócio e participações em empresas de capital fechado.
A CBCA nasceu em outubro de 2019 a partir da fusão das cervejarias Leuven de Piracicaba em São Paulo com a Schornstein de Pomerode em Santa Catarina com o objetivo de se tornar uma grupo cervejeiro formado por microcervejarias que poderiam estabelecer uma operação em diferentes regiões do país através de racionalização de custos e compartilhamento de estrutura de seus recursos.
Em abril de 2020 a companhia ampliou seu quadro de cervejarias com a entrada da cervejaria gaúcha Seasons que se uniu ao grupo. Com as três marcas a CBCA passou a contar com um portfólio extenso de produtos com capacidade de atrair diferentes perfis de públicos com interesse por cervejas artesanais.
Leia mais:
Cervejaria Seasons se funde a CBCA
Brasil amplia seu uso de latas vendendo 1,65 bilhão de unidades em 2021
A CBCA projetou um faturamento de R$ 40 milhões para o ano de 2021, o dobro do ano anterior, após uma série de projetos implementados com o objetivo de adequar a atuação do seu negócio aos impactos provenientes da pandemia.
“Acreditamos no potencial do mercado de cervejas especiais e vislumbramos nessa parceira uma oportunidade mercadológica de crescimento, tanto orgânico com as marcas atuais, como de novas aquisições e fusões. Mais próximos da administração da CBCA, pretendemos contribuir para desenvolver ainda mais este segmento, que ano a ano vem ganhando maior espaço no setor”, afirma o diretor de Investimentos da Maubisa, Roberto Biagi.
Biagi também aponta que a excelência na gestão das cervejarias foi um grande atrativo para o grupo e fundamental para o sucesso da parceria. O CEO da CBCA Gustavo Barreira destaca a força dessa sociedade que se inicia: “Foram oito meses de negociações, processo de diligência e ficamos muito contentes com o resultado. Teremos a contribuição de pessoas altamente qualificadas que já estão trazendo contribuições relevantes para construção e execução do plano estratégico. A experiência do grupo também contribui para dar mais celeridade ao nosso desenvolvimento”.
O objetivo agora é manter o foco no crescimentodas marcas que já compõem o portfólio da CBCA (Leuven, Seasons, Schornstein e The Drummer) de forma saudável e estruturada. Expandir capacidade produtiva e agregar outras marcas, também faz parte dos planos da CBCA, que espera triplicar seu faturamento nos próximos quatro anos. “Aconstrução do portfólio precisa ser feita de forma inteligente, complementar. Construir marca é um processo longo e precisa de investimentos, por isso precisamos ser muito assertivos para evitar dispersão de recursos”, acrescenta Barreira.
Apesar da maior ligação da Maubisa com investimentos no setor do agronegócio, a sua entrda na CBCA é uma espécie de retorno ao setor de bebidas para boa parte dos executivos que compõem o grupo.
Membros da familia Biagi que comanda a Maubisa já foram os maiores engarrafadores da Coca-Cola no interior paulista e no triângulo mineiro e Maurílio Biagi foi também um dos criadores da cervejaria Kaiser.
Com o tempo a família se distanciou do setor e passou a focar seus investimentos no agronegócio, em especial o segmento alcooleiro. O investimento na CBCA seria dessa maneira um espécie de retorno a uma categoria que boa parte dos executivos possuem uma série de experiências.
Apesar de dois momentos bastante distintos do mercado de bebidas separarem o passado da família Biagi e o negócio atual da CBCA, o objetivo de alavancar a companhia a patamares de maiores resultados poderá beber bastante da vivência e conhecimento de pessoas que já foram ligadas a grandes marcas e o funcionamento de seus respectivos negócios.
Sobre a CBCA
A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal nasceu com o objetivo de fortalecer e fazer mais pela cerveja de qualidade. Com fábricas em Piracicaba (SP) e Pomerode (SC), mantém em seu portfólio três das mais admiradas marcas do mercado de cervejas especiais, reconhecidas pelo seu potencial de inovação, inúmeros prêmios nacionais e internacionais – sendo três medalhas de Ouro e uma Prata ainda este ano (2022) no maior Concurso de Cervejas em Blumenau. Através do aumento de produção, eficiência operacional e de distribuição, o propósito da CBCA é unir o Brasil pela boa cerveja, democratizando o acesso à cerveja especial e alcançando mais consumidores em todo o País.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.