Cervejaria Antuérpia investe em envasadora de latas própria

Apostando nas embalagens em lata e em oferecer esse diferencial as cervejarias ciganas, Antuérpia investe em envasadora própria.
“Acreditamos sim, que no futuro a lata vai ocupar um espaço bem interessante no segmento do craft beer, e já estamos preparados”

O crescimento da utilização de latas como embalagem para cervejas artesanais têm crescido mundialmente e gradativamente as cervejarias brasileiras dão passos também nessa direção.

Um exemplo recente desta tendência foi o investimento da Cervejaria Antuérpia, localizada em Juiz de Fora (MG), na aquisição de uma envasadora de latas com tecnologia do mercado norte-americano.

“Acreditamos sim, que no futuro a lata vai ocupar um espaço bem interessante no segmento do craft beer, e já estamos preparados.” declarou o cervejeiro da empresa Giancarlo Vitale.

Um dos obstáculos a uma expansão mais acelerada da adoção de latas pelos segmento do mercado é a percepção tecnicamente equivocada da média do público de que cervejas de maior valor perdem qualidade em lata, o que acaba por dificultar uma difusão do modelo de embalagem em maior quantidade, principalmente por varejistas que atendem grandes volumes.

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Apostando na gradativa alteração deste panorama, a Antuérpia investe no equipamento de envase que deve ao longo do tempo reduzir seus custos para este tipo de embalagem.

“Acreditamos no crescimento imediato da embalagem latas para produtos de maior valor agregado e com altas cargas de lúpulo. A lata também vai viabilizar o atendimentos de eventos de grande porte, onde o vidro é proibido e o serviço do chopp muito oneroso.” complementa Giancarlo.

O investimento na envasadora estava nos planos da companhia há algum tempo e a cervejaria acredita que está dando este passo num momento interessante de fornecimento do equipamento no mercado nacional.

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“Desde o início do ano passado já sabíamos desta necessidade de investimento. Demoramos um pouco por estarmos comprometidos com outras prioridades, e também sabíamos que para mais fornecedores de equipamentos chegarem no Brasil era uma questão de tempo.

Investimento também mira na atração de ciganos

“Não dá para prever nesse momento uma migração de 100% dos produtos para a lata, mas acreditamos sim, que no futuro a lata vai ocupar um espaço bem interessante no segmento” pondera o cervejeiro.

A Antuérpia além de seus rótulos próprios também é conhecida por ser um case nacional de utilização de suas instalações e know how por cervejarias ciganas de sucesso. Nesse panorama podem ser citadas as cervejarias Praya, Hocus Pocus, Oceânica, O Motim e Octopus como algumas que possuem histórico de produção na fábrica mineira.

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O novo ativo de envasamento também será utilizado como instrumento de atração destes players para a cervejaria

“Temos absoluta certeza que a envasadora contribuirá na atração de cervejarias ciganas”.

O cervejeiro da Antuérpia comenta sobre o diferencial que o envase dedicado em latas adiciona ao estilo de produtos que as cervejarias ciganas valorizam.

“Os ciganos são muito criativos na hora de elaborarem suas receitas e desfrutar das altas cargas de lúpulo e a lata proporciona uma qualidade maior para estes produtos além de agregar mais valor. É um ponto positivo e um diferencial muito grande para o cigano escolher a fábrica onde vai produzir suas cervejas.” completa Giancarlo.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.