Apesar da pandemia viral que fechou as pequenas empresas de costa a costa nos EUA, as portas da pequena cervejaria Long Beach Beer Lab na Califórnia estão abertas e a mesma tem visto sua demanda crescendo no momento atual. O motivo é qu desde meados de março seus sócios decidiram mudar de rota e se renomearam temporariamente paraLong Beach Bodega Lab, se reorientando de microcervejaria e gastropub para a loja de artigos de mercearia.
Graças a uma cadeia de suprimentos robusta e algumas reflexões rápidas, a cervejaria se transformou literalmente da noite para o dia em uma empresa movimentada que prepara a coleta na calçada e pedidos distantes socialmente nas lojas de tudo, desde growlers de cerveja sours a caixas de ovos e sacos de arroz. E eles têm sistematicamente documentado e detalhado o processo em tempo real, com orientações sobre etiqueta do cliente, em suas inúmeras páginas de mídia social.
Antes desta mudança a cervejaria focava seu serviço em pizzas e cerveja, possuíam os itens da atual mercearia por causa de nossa cozinha e padaria e decidimos que poderíamos usar seus estoque para comercialização porque estavam vendo demanda por fermento e ovos na região.
“Somos muito próximos de nossa comunidade, então procuramos descobrir quais eram as suas necessidades. Fora isso estávamos procurando maneiras de sermos essenciais e permanecermos assim, e uma dessas coisas era se tornar uma mercearia” declarou Levi Fried, fundador da cervejaria califoniana a publicação Entrepreneur.
O desempenho do novo modelo de negócio tem superado as expectativas dos donos da Long Beach Beer Lab. “Sinceramente, gosto desse modelo, é ainda melhor do que estávamos fazendo. Tivemos que mudar algumas pessoas e fazer algumas mudanças no local, porque definitivamente não somos um tipo de lugar de consumo sob demanda, e tivemos que construir essa infraestrutura. Não éramos moldados para ser uma loja de conveniência. Nós não tínhamos nenhuma dessas coisas elaboradas, então havia muito aprendizado a ser feito.
Leia mais:
Petroleum é Nosso – Filmes para entender o mercado de cerveja
Califórnia se torna primeiro estado americano com mais de mil cervejarias
Com o desempenho atual deste modelo e ideia é que mesmo na fase pós-crise o formato atual seja continuado fundindo o funcionamento anterior ao de produtos de conveniência para a região.
” Acho que nos envolvemos mais no diálogo da comunidade, e muitas pessoas vão apoiar o fato de termos intensificado operações e não encerrado ou feito o que era rotina para nós. Eu já vejo isso e, portanto, estou bastante confiante de que veremos um sucesso contínuo apenas por causa de quem somos e do que estamos fazendo, do novo caminho que tomamos e do novo envolvimento da comunidade que aconteceu. Estou mais ocupado do que nunca e só prevejo ficar mais ocupado” complementa Fried.
A experiência da Long Beach Beer Lab reforça mais uma vez a capacidade de dinamismo e relação com a comunidade das pequenas cervejarias e mostra que o cenário atual poderá apresentar uma série de inovações para a superação de novos obstáculos.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.