Cervejaria da Califórnia se transforma em mercearia para enfrentar o momento de crise

Como a Long Beach Beer Lab, uma pequena cervejaria da Califórnia, se articulou rapidamente para inovar aumentando seu público ao se tornar uma mercearia

Apesar da pandemia viral que fechou as pequenas empresas de costa a costa nos EUA, as portas da pequena cervejaria Long Beach Beer Lab na Califórnia estão abertas e a mesma tem visto sua demanda crescendo no momento atual. O motivo é qu desde meados de março seus sócios decidiram mudar de rota e se renomearam temporariamente paraLong Beach Bodega Lab, se reorientando de microcervejaria e gastropub para a loja de artigos de mercearia.

Graças a uma cadeia de suprimentos robusta e algumas reflexões rápidas, a cervejaria se transformou literalmente da noite para o dia em uma empresa movimentada que prepara a coleta na calçada e pedidos distantes socialmente nas lojas de tudo, desde growlers de cerveja sours a caixas de ovos e sacos de arroz. E eles têm sistematicamente documentado e detalhado o processo em tempo real, com orientações sobre etiqueta do cliente, em suas inúmeras páginas de mídia social.

Antes desta mudança a cervejaria focava seu serviço em pizzas e cerveja, possuíam os itens da atual mercearia por causa de nossa cozinha e padaria e decidimos que poderíamos usar seus estoque para comercialização porque estavam vendo demanda por fermento e ovos na região.

“Somos muito próximos de nossa comunidade, então procuramos descobrir quais eram as suas necessidades. Fora isso estávamos procurando maneiras de sermos essenciais e permanecermos assim, e uma dessas coisas era se tornar uma mercearia” declarou Levi Fried, fundador da cervejaria califoniana a publicação Entrepreneur.

O desempenho do novo modelo de negócio tem superado as expectativas dos donos da Long Beach Beer Lab. “Sinceramente, gosto desse modelo, é ainda melhor do que estávamos fazendo. Tivemos que mudar algumas pessoas e fazer algumas mudanças no local, porque definitivamente não somos um tipo de lugar de consumo sob demanda, e tivemos que construir essa infraestrutura. Não éramos moldados para ser uma loja de conveniência. Nós não tínhamos nenhuma dessas coisas elaboradas, então havia muito aprendizado a ser feito.


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Com o desempenho atual deste modelo e ideia é que mesmo na fase pós-crise o formato atual seja continuado fundindo o funcionamento anterior ao de produtos de conveniência para a região.

” Acho que nos envolvemos mais no diálogo da comunidade, e muitas pessoas vão apoiar o fato de termos intensificado operações e não encerrado ou feito o que era rotina para nós. Eu já vejo isso e, portanto, estou bastante confiante de que veremos um sucesso contínuo apenas por causa de quem somos e do que estamos fazendo, do novo caminho que tomamos e do novo envolvimento da comunidade que aconteceu. Estou mais ocupado do que nunca e só prevejo ficar mais ocupado” complementa Fried.

A experiência da Long Beach Beer Lab reforça mais uma vez a capacidade de dinamismo e relação com a comunidade das pequenas cervejarias e mostra que o cenário atual poderá apresentar uma série de inovações para a superação de novos obstáculos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.