Cervejaria Invicta inicia crowdfunding para captar R$ 5 milhões

Publicidade
Visando expansão de sua atuação, a Cervejaria Invicta iniciou equity crowdfunding para atingir investimento de R$ 5 milhões

A cervejaria Invicta de Ribeirão Preto deu início ao seu equity crowdfunding que foi previamente anunciado em agosto de 2019.

A meta da cervejaria é atingir um investimento de R$ 5 milhões de reais através do modelo de investimento colaborativo que já foi utilizado por algumas cervejarias brasileiras e teve como precursora mundial no segmento a cervejaria escocesa Brewdog.

Publicidade

O valor mínimo para interessados em investir na Invicta é de R$ 500,00 e a cervejaria foi avaliada em cerca de R$ 39,5 milhões num valor pré-investimento

Como atrativos para os que desejam investir a cervejaria oferece metade do valor investido em cervejas da marca, como retorno financeiro a Invicta oferece remuneração mínima anual de 100% do CDI e pagamento de dividendos após a conversão dos investidores em sócios. Adicionalmente os compradores das cotas da Invicta podem exercer venda das mesmas em oportunidades de saída para os investidores.


Leia mais:

Invicta inicia expansão de taprooms por São Paulo


Cervejaria Dogma investe R$ 2 milhões na construção de fábrica própria em São Paulo


Planos da Invicta incluem crescimento da produção e expansão de taprooms

Inaugurada em 2011 a Invicta chegou ao patamar de 576 mil litros produzidos em 2019 (cerca de 48 mil litros/mês) e um faturamento de cerca de R$ 7,9 milhões no ano.

Além de seus rótulos próprios a Invicta produz em modelos de parceria as cervejas das marcas Velhas Virgens, Urbana e 2Cabeças.

Entre os objetivos com os recursos angariados através do equity crowdfunding estão a expansão em PDVs próprios, capital de giro para suportar a expansão, tecnologia de distribuição digital e principalmente ampliação da capacidade produtiva que tem como meta atingir o valor de 2,9 milhões de litros em 2024.

Equity crowdfundings continuam crescendo entre cervejarias brasileiras

Com o movimento da Invicta agora chega ao número de cinco as cervejarias brasileiras que já utilizaram o equity crowdfunding para alavancar suas operações.

Ao final da rodada em curso a Invicta terá igualado o valor R$ 5 milhões da piracicabana Leuven como maior captação numa rodada de equity crowdfunding no Brasil, este valor é o máximo permitido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que regulamenta o modelo de investimento.

Outras cervejarias brasileiras que já utilizaram desta forma de investimento coletivo incluem a 3Cariocas do Rio de Janeiro, o brewpub paulista What’s On Tap e a catarinense Sunset Brew.

Entre os casos brasileiros citados a Invicta é a cervejaria de maior maturidade a utilizar o modelo de equity crowdfunding e adiciona um panorama mais complexo nos modelos de cervejaria que investiram neste modelo no Brasil.

A grande referência do mercado de cerveja a utilizar equity crowdfunding como forma de alavancagem no mundo é a escocesa Brewdog que através de uma série de rodadas já angariou 95 milhões de dólares e criou uma comunidade com 120 mil investidores que ajudam a propagar a marca pelo mundo.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas