A cervejaria Masterpiece, localizada em Niterói cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou esta semana que ira implementar um projeto de expansão de suas operações através de uma fusão de operações com outra cervejaria e da inauguração de uma cadeia de bares da marca.
A fusão das operações ocorrerá com a cervejaria Máfia, que fica em um local próximo da Masterpiece. As duas cervejarias continuarão com registros independentes, porém operações de distribuição e utilização de alguns ativos de produção serão realizados de forma conjunta numa espécie de joint venture entre as duas marcas como forma de racionalização de custos.
A Masterpiece, inaugurada em 2020, tem passado recentemente por uma fase com uma série de investimentos mirando inicialmente em posicionar a cervejaria como uma referência em sustentabilidade ambiental e agora mirando em expandir a cadeia do negócio através de avanços no modelo de negócios.
A marca se tornou a primeira fábrica de cerveja do Brasil a possuir a certificação internacional B Corp que atesta a excelência na gestão socioambiental de empresas.
Leia mais:
Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
“A certificação contribui para uma tendência global de empresas que medem e gerenciam impactos sociais e ambientais com o mesmo rigor que o fazem com impactos financeiros, o que leva a uma das prioridades da empresa: estimular a equidade. Metade de sua equipe é feminina, número difícil de ser encontrado no mercado cervejeiro. Inclusive, no time feminino tem liderança: a cervejeira é a Ingrid Matos, responsável pelo desenvolvimento das receitas elaboradas na Masterpiece” comentou a cervejaria sobre o tema numa divulgação para a mídia.
Até o momento a Masterpiece já investiu cerca de R$ 4 milhões na operação. Com a união com a Cervejaria Mafia, também da cidade de Niterói. a capacidade de produção subirá de 30 mil para 100 mil litros/mês até o final de 2021, e 200 mil litros/mês até o fim de 2022.
Todas as boas práticas já seguidas pela empresa também serão desenvolvidas pela Mafia, ao longo do processo, mantendo suas receitas originais, porém com lançamento de novas versões somente em latas, seguindo a linha sustentável. Para otimizar os negócios, foi criado um centro de serviços compartilhados: produção, vendas, compras, logísticas, eventos, entre outros.
A busca por fusões ou racionalização de operações através de parcerias estão em alta entre microcervejarias com uma série de exemplos que estão ocorrendo em diversas regiões do Brasil.
Entre as novidades nos seu lançamentos a Masterpiece passou a contar com uma linha de lançamentos destacando quadros com ‘Obras Primas’ em referência ao nome da marca. Até o final do ano a cervejaria passará a contar com sua primeira cerveja zero álcool, um nicho em tendência de crescimento dentro de cervejarias artesanais no Brasil.
A rede de bares planejada pela Masterpiece de forma licenciada deverá chegar a cerca de 30 unidades e ficarão dentro do eixo Rio-São Paulo .Todos já foram negociados e alguns estão prestes a inaugurar, 16 deles até o fim de julho. Entre os planos para o próximo ano está a abertura da primeira fábrica da marca em SP, que será um Brewpub.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.