Cervejarias artesanais e times da NBA lançam cervejas temáticas

Cervejarias artesanais independentes norte-americanas entram com patrocínio de times da liga de basquete profissional dos EUA

Cervejarias artesanais independentes dos EUA tem destacado recentes parcerias comerciais com times da NBA, a liga de basquete profissional norte-americana.

No mercado norte-americano cervejarias independentes contam com cerca de 13% do mercado de cerveja em volume e cerca de 25% em faturamento, fazendo com que sua representatividade seja cada vez maior mesmo se mantendo como uma fatia minoritária do mercado total, o que permite parcerias com grande visibilidade, como com a categoria de esportes, por exemplo.

Entre as parcerias recentes estão o patrocínio dos times da liga de basquete Boston Celtics e Portland Trail Blazers por respectivas cervejarias artesanais locais que desenvolveram produtos temáticos com a marca das equipes.

No caso do Boston Celtics a cervejaria patrocinadora é a Jack’s Abby Craft Lagers, que assegurou um contrato de quatro anos com o time, o que inclui o lançamento da Hoppy Lager Pride and Parquet que brinca em sua embalagem com as cores do uniforme dentro e fora de casa da equipe e estará disponível a partir da temporada 2020/21 da liga americana.


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“Chegando a dez anos no negócio com sucesso constante, estávamos prontos para dar um grande passo. Você precisa encontrar algo que se alinhe com seus valores, compartilhe uma mentalidade de fã e possa trazer algo especial para seus fãs leais. Encontramos tudo isso e muito mais na parceria com o Celtics. Eles são uma instituição lendária em New England e a cooperação e o entusiasmo de sua organização tornaram esse relacionamento perfeito. Não poderíamos estar mais empolgados em compartilhar a história do Celtics e trazer coisas realmente especiais para nossos fãs. ” declarou Rob Day, diretor sênior de marketing da Jack’s Abby Craft Lagers em publicação no site da NBA.

“Essa parceria nos permitiu colaborar com uma marca de rápido crescimento e estabelecida localmente, além de retribuir aos fãs do Celtics de uma forma única. Esperamos trabalhar com Jack’s Abby no fortalecimento do vínculo entre duas coisas amadas de New England: cerveja e basquete. ” declarou Ted Dalton, vice-presidente sênior de parcerias corporativas e desenvolvimento de negócios

Outra cervejaria artesanal que entrou com uma parceria na NBA foi a Deschutes Brewery que se tornou patrocinadora do Portland Trail Blazers. A Deschutes também desenvolveu um produto combinando elementos visuais ligados a história do time em sua embalagem, criando a Rip City Lager que utiliza lúpulos Lemondrop, Crystal e Hallertau Mittlefruh e possui 4,8% ABV com 20 IBUs

“Estamos em êxtase por os Blazers recomeçarem a temporada 2019-20. Como fãs de Blazers por toda a vida, todos nós da Deschutes estamos muito orgulhosos dessa parceria e da oportunidade de compartilhar o Rip City Lager oficial com outros fãs para comemorar nossa amada equipe do Noroeste do Pacífico” , disse Neal Stewart, vice-presidente de vendas e marketing da Deschutes. 

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.